Paulo Alves, presidente da Regional do Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Goiás (Sintego), depois de reunião com o prefeito de Iporá José Antônio da Silva Sobrinho, na sexta-feira passada, 23, saiu da audiência afirmando que o Chefe do Poder Executivo local honrou os compromissos que tinham sido assumidos anteriormente. Paulo Alves foi à audiência acompanhado por Adair Francisco, presidente do Sindicato de Servidores Públicos de Iporá (Sindiporá). Esteve presente na reunião a Secretária Municipal de Educação Rute Cabral Marques.
Enquanto na rede estadual a situação entre educadores e Governo é áspera, a situação no município de Iporá é de harmonia. O prefeito afirmou ao líder sindicalista que vai honrar o pagamento do Piso Nacional de Salário da Educação que no ano passado era de R$ 1.187,00 e agora passa a ser atualizado para R$ 1.451,00. O projeto para viabilizar esta atualização de salário será enviado à Câmara. A intenção do prefeito é fazer o pagamento em abril e retroativo a janeiro.
Outras questões levadas ao prefeito José Antônio também estão em andamento. A questão de remuneração por titularidade está em análise e, dentro de 2 meses, haverá pronunciamento sobre este assunto. Na mesma condição de estudo estão temas como a progressão horizontal das monitoras enquadradas e o acesso de cargo. Uma proposta de aposentadoria especial de educadores será encaminhada para a Câmara no próximo mês.