A Escola Municipal Jorcelino Alves Barbosa, de Iporá, realizou na última quarta-feira, 21, uma programação diferenciada com realização de palestra para comemorar o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo principal de criar momentos de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver o problema da escassez de água potável (própria para consumo) no mundo.
Pensando nisso, a Profª Joelma Pereira Cipriano, representando a Unidade Escolar, convidou o professor Elias Centofante (Rialma S. A. Centrais Elétricas), biólogo com mestrado em Ecologia e Conservação, para ministrar palestra sobre o tema Água. Os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental participaram da atividade, não apenas assistindo, mas também fazendo perguntas que pudessem sanar as dúvidas que ainda existiam sobre o assunto.
O palestrante apresentou imagens, informações e dados estatísticos sobre a real situação da água no planeta, relacionando a má distribuição, os usos que se faz desse recurso, o desperdício, ciclo da água, a demanda e os problemas devido à falta de saneamento, dentre outros. Na opinião da aluna Angélica Alves Machado, do 5º ano, a palestra mostrou a importância de cuidar das fontes naturais e economizar água para que esse recurso não venha a faltar.
O aluno Vinícius Hiroshi Souza Miwa, do 8º ano, aprendeu curiosidades sobre a água e disse que a palestra contribuiu para alertar principalmente sobre o desperdício. Acrescentou que as pessoas precisam gastar menos, utilizando somente o necessário. O aluno João Luiz Sousa Marangoni, do 9º ano, alertou que o mundo a qualquer momento pode ficar sem água potável e que as pessoas precisam “abrir os olhos” e acordar para o problema da escassez desse bem natural.
Professoras preocupadas com o meio ambiente
Professora Joelma, que trabalha com as disciplinas de Ciências, Ensino Religioso e Língua Portuguesa, disse que a ideia de convidar um palestrante partiu do pressuposto de que sendo o dia 22 de março o Dia Mundial da Água, faz-se necessário um trabalho constante de conscientização ambiental na vida dos alunos, tanto dentro quanto fora de sala de aula. “A intenção é que eles sejam exemplo para outras pessoas com as quais convivem, e que elas possam usufruir de maneira consciente desse recurso valioso que é a água”, afirmou. E acrescentou: “A conscientização começa pelas pequenas atitudes e a moral edifica-se pelo exemplo”.
A coordenadora pedagógica Selma Martins de Jesus Rodrigues, mostrou-se satisfeita com o trabalho realizado na escola, afirmando que os alunos ficaram muito motivados, fizeram questionamentos e aprenderam bastante sobre a questão da água, usos, benefícios e distribuição no planeta. E acrescentou que com os conhecimentos adquiridos os estudantes estão em condições de apresentar relatórios e trabalhos sobre o assunto abordado na palestra pelo Professor Elias Centofante. ( Elizabeth Barbosa Araujo – GO 00758 JP)