Córregos que secam por causa da terrível estiagem. Isso já traz problemas para duas cidades da região: Arenópolis e Novo Brasil.
A Saneago teve que tomar providências com relação ao abastecimento de água tratada dessas duas cidades. Em Arenópolis, o córrego Lajeado, ao lado da cidade, deixou de ter condições de fornecer água para a população da cidade.
A Saneago está buscando água tratada em caminhão pipa que vem diariamente da cidade de Piranhas. Enquanto isso, está sendo perfurado poço artesiano para suprir a falta de água do córrego Lajeado.
Em Novo Brasil o manancial que abastece a cidade também perdeu volume de água ao ponto de não ser possível abastecer a cidade. Está sendo feito o transporte de água tratada que vem de Jussara em caminhão pipa. Depois que for feito o poço artesiano em Arenópolis, será a vez de perfuração em Novo Brasil.
Outras cidades da região com sinal de alerta para a escassês de água são Jaupaci e Bom Jardim. Em Jaupaci, o Córrego Taperão, todos os últimos anos assusta a população com sua diminuta vazão. Já é admitida a possibilidade futura da Saneago usar água do Rio Claro para abastecer a cidade.
Em Bom Jardim, o córrego que tem o mesmo nome da cidade, também mostra sinais de alerta. A vazão diminuiu muito.
Neste 2014 a estiagem afeta como nunca os córregos que abstecem as cidades da região. Ações de recuperação de bacias hidrográficas não são geralmente feitas para impedir essa escassês de água. E o mais perigoso é quando esse volume de água diminui em mananciais que abastecem cidades.