O último sábado, 22, teve uma manhã de atividades no Parque Municipal Ecológico de Iporá. A ocasião foi de plantio de quase 150 mudas do bioma cerrado.
O que marcou o ato ambiental foi a participação de voluntários. Desta vez, com atuação importante da unidade de Iporá da UEG (Universidade Estadual de Goiás) que agora abraça a causa. além de diversas pessoas da comunidade.
O Parque Ecológico de Iporá é um patrimônio público, cuja área tem no Câmpus Iporá do IF Goiano a incumbência de zelo, conforme entendimento e documento assinado entre as partes.
Mas a cada vez somam-se outros voluntários que contribuem com aquela área localizada nos fundos do Fórum e Prefeitura de Iporá. O que aconteceu no sábado passado foi a segunda edição do Dia do Voluntariado no Parque. São também parceiros rotineiros do Parque Ecológico a Prefeitura (prefeito Danilo Gleic e secretário de obras Claudney José da Silva) e a Pastoral do Meio Ambiente, coordenada em Iporá por Oivlis Morbeck. Aliás, este foi idealizador desta área. Tudo teve início com um trabalho acadêmico feito por Oivlis Morbeck. A partir daí, surgiu a ideia hoje concretizada de transformação daquela área em um Parque Municipal Ecológico. Isso atualmente tem existência legal por meio de Projeto de Lei do Executivo, aprovado pela Câmara de Vereadores.
Quando se inicia mais um período chuvoso os que são amigos do Parque Ecológico esperam que este fortaleça-se ainda mais na revegetação de sua área. Um dia a área estará toda coberta de árvores e disponível para visitação.
Ações da manhã de sábado no Parque