O Colégio Estadual Ana Algemira do Prado, de Palestina de Goiás, realizou na última quarta-feira, 25, uma programação diferenciada com realização de palestra para comemorar o Dia Mundial da água.
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.
Á água disponível para o consumo humano é um recurso natural que esta cada vez ficando mais escasso, devido o uso excessivo e abusivo pela população.
A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.
Nesta palestra cujo tema foi “Á ÁGUA” estiveram participando alunos do ensino básico do 6º ao 9º ano, o palestrante professor Elias Centofante, ressaltando a crise de abastecimento de água que atinge a região mais populosa e economicamente importante do Brasil bem como também recentemente alguns municípios do oeste goiano, abordou ações positivas que cada cidadão pode por em prática na sua casa e ambiente de trabalho que contribuem para otimização do uso racional da água.
A Diretora Fabiola dos Santos Cardoso junto com o grupo gestor do colégio enfatizou que este tema abordado é fundamental, uma vez que, não da mais para adiar nossas mudanças de atitude em relação ao uso racional da água, e que essas informações e conhecimentos que os alunos adquirem acabam mudando hábitos tradicionais de desperdícios de água em suas casas.
Os trabalhos de Educação Ambiental realizado nos colégios dos municípios do entorno das usinas atendem ao Programa Básico Ambiental – PBA das PCHs Rênic e Tamboril. Os empreendedores destas PCHs, , localizadas no Rio Bonito, na divisa de Arenópolis e Palestina de Goiás, estimulam, no oeste goiano, o intenso envolvimento social, além de saber que tais empreendimentos geram renda, empregos e desenvolvimento regional.