
O processo de cultivo da Seringueira no Município de Iporá e região inicia uma nova etapa. Chegou nesta terça-feira, 7, a primeira carga de mudas de seringueiras para plantio.

O processo de cultivo da Seringueira no Município de Iporá e região inicia uma nova etapa. Chegou nesta terça-feira, 7, a primeira carga de mudas de seringueiras para plantio.

Nesta primeira carreta, vieram 5.100 mudas, o suficiente para servir dois produtores. Sendo assim, o plantio começa pela Fazenda Jacaré, com os produtores Bartolomeu Ferreira e Adão Ferreira.
O Cultivo de Seringueira em Iporá e região
O Cultivo da Seringueira na região teve inicio com realização de um seminário em Iporá sobre o assunto, no mês de outubro de 2009. A partir daí surgiram interessados em plantar Seringueira em terras da região. Este interesse culminou com a criação da Associação dos Heveicultores de Iporá e Região (AHIR) e, hoje com mais de 50 membros, inclui também produtores de São Luís de Montes Belos, Trindade e Bela Vista.
Posteriormente foi realizada a visita por um grupo de 21 iporaenses, patrocinados pela Prefeitura de Iporá, aos municípios de Goianésia e Barro Alto, onde foram conhecer de perto o cultivo da Seringueira, a árvore da qual se extrai o látex, produto que é matéria prima para a fabricação de borracha.
É afirmado pelos produtores que o produto apresenta viabilidade econômica e financeira, devido a falta do produto no mercado sendo que, o Brasil produz apenas 40% da borracha que consome. E ainda, pelo fato do solo e clima da região do Oeste Goiano ser propício ao cultivo da mesma.
Recentemente, a AHIR realizou uma reunião na sede da instituição, situada a Avenida Pernambuco, 1.121. Com o objetivo realizar prestação de contas e cadastrar os associados que queiram fazer parte da Unidade de Preservação Ambiental Sustentável (UPAS).
A Unidade de Preservação Ambiental Sustentável (UPAS) que será localizada numa área de 2 alqueires e meio cedida pela Prefeitura de Iporá no regime de comodato, situa próximo a Vila Águas Claras. Neste local a produção será cooperada e está previsto a participação de outros 12 produtores.
Informaram também que está sendo providenciado um viveiro de mudas na propriedade do presidente da entidade, próximo a Comunidade Jacinópolis. (João Batista da Silva Oliveira)