No Rio Bonito, entre os municípios de Arenópolis e Palestina de Goiás, a empresa Carnaúba Geração de Energia S/A está construindo uma pequena central hidrelétrica (PCH) que irá beneficiar a região oeste de Goiás com geração de energia elétrica.
Porém, mesmo antes da usina entrar em funcionamento, os benefícios já podem ser percebidos. Foi contratada mão-de-obra de profissionais especializados e operários da própria região e houve um movimento maior no comércio a partir da aquisição de gêneros e outros materiais necessários ao empreendimento.
A PCH Rênic depois de concluída vai gerar 16 MW de energia, proporcionando aumento na arrecadação de impostos, dinamização da indústria e comércio e aumento do potencial turístico e de lazer na área em volta do futuro lago que será criado.
O Projeto Básico Ambiental (PBA) da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Rênic prevê a execução de 22 programas ambientais para atender às populações dos municípios de abrangência do empreendimento. Dentro do programa de Educação Ambiental, no decorrer do ano de 2015 foram desenvolvidas diversas palestras em escolas de Arenópolis e Palestina de Goiás como também o Programa de Apoio institucional que realiza melhoramento e manutenção de estradas de acesso a obra e dos fazendeiros do entorno, além de firmar parcerias com órgão públicos dos municípios.
Iporá é a cidade de suporte do corpo técnico (engenharia, administração e técnicos) que oferece toda a logística necessária à implementação dos programas e desenvolvimento da obra, por este motivo também é assessorada com ações que mobilizam tanto estudantes e professores, quanto autoridades e profissionais de áreas variadas do conhecimento.
Essas ações fazem parte dos Programas Ambientais da PCH Rênic que compreende seu papel social e procura desenvolver junto às comunidades onde ela está presente uma política de apoio aos cidadãos na discussão de temas de interesse coletivo e apresenta por meio de ações e palestras realizadas um dos canais para a formulação de soluções aos problemas enfrentados por todos nós. A usina Rênic é presidida pelo geólogo Sevan Naves.