
Países como Argentina, Uruguai, Portugal, Espanha e Bélgica despertam interesse em muares com base na repercussão do evento em Iporá que chegou a ser internacional. A avaliação é da Associação de Muladeiros do Oeste Goiano (Amog). A iniciativa é propagar os valores dos muares (mulas e burros). O encontro preenche uma lacuna para interesse até internacional.
A Amog tem notícia sobre o interesse de comercialização destes animais que vai além das fronteiras do país. O 5º Encontro Nacional de Muladeiros foi destaque nacional. A emissão da matéria produzida pela equipe da TV Anhanguera no Globo Rural no último domingo foi reprisado também na manhã do dia 30 e está repercutindo pelo Brasil afora.
Foram contabilizadas as inscrições de 89 comitivas vindas de 14 Estados do país. Os participantes já estão fazendo reserva nos hotéis para o 6º Encontro. Sem a definição do balanço geral já se confirma que mais de 20 mil pessoas estiveram no Parque Agropecuário de Iporá entre os dias 26 e 29 de janeiro no maior evento do gênero no Brasil.
No desfile que superou todas as expectativas, aproximadamente 2 mil e 200 animais emocionaram os moradores da cidade e turistas que viajaram até 1400 km só para conhecer a festa. A assessora de Imprensa da AMOG, Lizi Dalenogari, encontrava-se nesta terça-feira, dia 31 em Goiânia, levando informações para os maiores veículos de comunicação do Estado para divulgação dos resultados do evento. Imagens em altíssima qualidade do maior desfile de muares do mundo estão sendo disponibilizados por esta assessoria para qualquer emissora nacional que mostre interesse em um assunto que ganha repercussão nacional.
Os shows, assim como as provas funcionais e de marcha foram pontos altos do evento, além da disputadíssima Queima do Alho que deixou brasileiros de vários estados com água na boca.
Muladeiros em desfile