Em comemoração aos 27 anos do curso de Geografia na UEG de Iporá aconteceu na semana passada (quinta-feira, dia), um evento que foi denominado de Roda de Conversa. Foi a terceira edição de evento desta natureza, com debate sobre temas atuais dentro da Geografia.
O evento foi realizado na área de convivência da UEG de Iporá. Teve uma linha geral na temática: “CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO”. Estiveram como mediadores do debate os seguintes professores: Divino José Lemes de Oliveira (Zezinho), Adjair Maranhão, Flávio Alves de Souza e Washington Silva Alves, que é quem coordena o curso de Geografia na UEG de Iporá. Na oportunidade, foram rememorados alguns grandes pensadores e responsáveis pela construção do pensamento geográfico no mundo e no Brasil.
A nosso pedido o professor Divino José Lemes de Oliveira (Zezinho) fez uma reflexão a respeito do curso de Geografia. Leia a seguir:
Às vezes sabemos pouco, ou insuficientemente quanto ao que vem a ser Geografia. A Geografia é uma ciência que de modo geral se compromete em estudar o movimento da sociedade, as relações humanas, a superfície da terra, os fenômenos naturais e ambientais.
A Geografia tem grande relevância, pois possibilita que as pessoas compreendam o planeta em que se vive e os diversos sistemas naturais. Permite ainda entender as relações sociais e como se posicionar politicamente em qualquer situação ou questão. Para o professor Zezinho “a Geografia é vida… pois, possibilita entender as nossas relações e tudo que nos cerca; ainda permite buscar soluções para os problemas ambientais, sociais, regionais e mundiais; enfim permite buscar soluções para que o mundo seja melhor”, para o acadêmico Guilherme “ela é fundamental para as pessoas saber se localizar e para poder viver melhor em sociedade”.
A geografia é uma ciência sempre atual; para o acadêmico Fabiano “ela esta sempre na moda”, pois constantemente se renova na busca de ampliar seu campo de conhecimento e pesquisas. No Brasil o estudo de geografia é ofertado no ensino fundamental e médio como componente curricular obrigatório. Mas é nas universidades que se ofertam a graduação (Curso de Geografia), e que se possibilita o aprofundando dessa interessante e instigadora ciência geográfica.
E a região Oeste de Goiás pode ser considerada muito privilegiada, pois na UEG-Câmpus de Iporá é ofertado o Curso de graduação em Geografia; anualmente são disponibilizadas de forma gratuita 40 vagas. O referido curso tem cumprido o papel de pioneirismo, pois foi um dos primeiros cursos de graduação a ser ofertado nessa região de Goiás. Neste ano de 2015, o mesmo completa 27 anos de existência e já formou cerca de 500 pessoas. O que não quer dizer que já saturou, uma vez que, de acordo com o Professor Valdir Specian (Diretor da UEG-Iporá) “existe cursos de Geografia com mais de 100 anos em Portugal e na França”, no Brasil o curso de Geografia na UFRJ e na USP já tem mais de 80 anos, na UFG tem mais de 50 anos; e na prática esses cursos têm ficado mais fortes, mais comprometidos com as causas sociais e com formação de seus alunos; Além do mais, as escolas e colégios, de ensino fundamental e médio obtém alto índice de carência de profissionais formados em Geografia.
O Curso de Geografia da UEG de Iporá tem sido considerando muito relevante, pois há 27 anos tem buscando realizar ações de intervenção na sociedade, também tem formado profissionais para atuar em empresas privadas e em órgãos públicos, nas áreas de pesquisas, em funções administrativas, políticas, educativas, culturais, ambientais, além ainda de atender a rede de educação de Goiás e de vários outros estados brasileiros.