Durante os dias 19, 20 e 21 de novembro de 2015, os alunos do curso de Tecnologia Gestão Ambiental da Faculdade de Iporá. FAI, e convidados, sob acompanhamento do professor MSc. Dhego Ramon (Coordenador) e a profª Esp. Joice Costa Martins, realizaram uma visita no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraiso de Goiás, a 220 km de Brasília.
Segundo o professor Dhego, o objetivo desta visita era conhecer o parque nacional, uma unidade de conservação de proteção integral, conforme o SNUC, Lei 9985/2000, sistema este estudado pelos alunos de Gestão Ambiental, que tiveram a oportunidade de conhecer na prática o ecossistema local, a importância de gestão e conservação do parque.
Os alunos ficaram acampados no Camping Kalabura, na Vila de São Jorge, próximo ao parque. Segundo o professor a vila é um lugar de diferentes culturas, povo acolhedor, onde turistas e visitantes sem dúvida se sentiram em casa e com certeza, ficaram com saudades de voltar.
“Nós voltaremos em 2016, com os novos alunos para que eles vejam e aprendam na prática a importância da gestão e conservação ambiental” ressaltou o professor.
Além da Vila São Jorge, no parque os alunos visitamos diversos pontos, percorrendo as trilhas do Salto, Seriema e Cânions. O professor ressalta que o a gestão do parque, feita pelo ICMBIo (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) é eficiente.
Sobre Parque
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, protege uma área de 65.514 ha do Cerrado de altitude. São diversas formações vegetais; centenas de nascentes e cursos d’água; rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.
O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local e foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO. Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.
A caminhada e banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque nas imensas paisagens da Chapada numa viagem pelo Cerrado brasileiro em antigas rotas usadas por garimpeiros, que hoje são utilizados pelos visitantes.