Por determinação judicial, Valteni Vieira Menezes foi condenado ao pagamento de indenização por danos ambientais materiais e danos morais coletivos, decorrentes de extração irregular de areia no município de Ivolândia. A decisão foi proferida pela juíza Raquel Lemos, em ação proposta pelo promotor de Justiça José Eduardo Veiga Braga Filho.
Ela ordenou ainda a busca e apreensão da draga e de todos os instrumentos utilizados na atividade e, acatando pedido do MP, será requisitado ao Ibama um laudo técnico sobre os prejuízos causados, devendo o documento indicar a metodologia adequada para a recomposição da área degradada. O acionado, então, deverá promover a recuperação, sob pena de multa diária de R$ 500,00.
A retirada irregular de areia, sem licenciamento, promovida na propriedade de Valteni Menezes, chegou a ser flagrada pela Polícia Militar Ambiental de Iporá, que emitiu auto de infração ambiental. Posteriormente, uma diligência do MP constatou que no local não havia nenhuma movimentação que indicasse a recuperação da área danificada que, inclusive, é de preservação permanente. Valteni ocupou diversos cargos públicos em Ivolândia e, de acordo com testemunhas, tinha conhecimento dos danos causados ao meio ambiente, que, agora, deverão ser revertidos. (Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)