
Pessoas que possuem alguma deficiência física em Iporá e região passam por dificuldades na hora de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e em garantir o seu direito de ir e vir.
Pessoas que possuem alguma deficiência física em Iporá e região passam por dificuldades na hora de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e em garantir o seu direito constitucional de ir e vir.

Jair dos Santos teve que pagar o dobro para adquirir a CNH
Foi o que aconteceu com o Sr. Jair Moreira dos Santos no mês passado que, necessitando tirar a sua CNH teve que se deslocar para Goiânia e ainda, desembolsar a quantia de R$ R$ 2.279,15, ou seja, o dobro que uma pessoa sem deficiência pagaria para obter o mesmo processo.
As despesas de Jair dos Santos ficaram assim discriminadas:

A CNH e o veículo adaptado às necessidades de portador de deficiência possui grande importância na vida do mesmo, pois dota o portador de deficiência física de grande autonomia, oportunizando a estes não apenas a capacidade de realizar tarefas rotineiras, mas de também de trabalho e viagens.
A questão é que a lei, aprovada na Câmara dos Deputados e tramitando no Senado obriga a ter veículo adaptado para testes, em função do alto investimento para adquiri-lo que chega até o dobro de um veículo normal, apenas aquelas auto-escolas que possua uma frota superior a 20 veículos.
Em especial, no caso de Iporá, que possui três auto-escolas, a saber, Auto-escola Jóia, Auto-escola Quatro Rodas e Auto-escola Leal a escola que possui maior frota trata-se da Auto-escola Leal, que possui de acordo com um de seus funcionários 6 veículos, incluindo motos. (João Batista da Silva Oliveira)