No 6º DIA DO VOLUNTARIADO NO PARQUE MUNICIPAL ECOLÓGICO DE IPORÁ (Nascente Grota Seca), como gesto concreto no período quaresmal, foi feito o coroamento das mudas e remoção de lixo no Parque Ecológico de Iporá.
Oivlis Morbeck, que é coordenador da Pastoral de Meio Ambiente, e que mais uma vez tomou a iniciativa da ação afirma que o gesto convoca à conversão, mudança de vida, nos termos da Campanha da Fraternidade de 2017. Esse 6º Dia do Voluntariado foi na manhã deste sábado, dia 25, das 7:00 as 10:00 horas.
A ação foi extensiva à participação de Decolores/Cursilho de Iporá, Pastoral do Meio Ambiente da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Iporá e UEG-Iporá, com adesão de membros da comunidade, estudantes da educação básica e acadêmicos do curso de Ciências Biológicas e Matemática da UEG-Câmpus Iporá. Também visitaram o parque, num total de aproximadamente trinta (30) pessoas.
Os organizadores, Oívlis Morbeck, Alex Rios e Viviane Specian ficaram satisfeitos com a participação e o resultado do evento, sendo que aos poucos o parque vai recuperando sua área degradada e a sociedade vem, mesmo que timidamente, abraçando o projeto do parque e participando de suas atividades.
Oívlis Morbeck diz que “pensando global e agindo local” poderemos mudar diversas realidades socioambientais que afligem a comunidade e região de Iporá, como no caso específico a questão da água, que tem incomodado diversos municípios da região do centro-oeste goiano e quiçá se o município de Iporá não tomar medidas urgentes para reverter a questão da recuperação e conservação das matas ciliares e nascentes, em breve o município poderá sofrer com o racionamento ou, no pior das hipóteses, falta de água.
Cabe, conforme reforça Oívlis Morbeck, a cada um de nós fazer a sua parte, bem como cobrar das autoridades e gestores: políticas públicas na área socioambiental.