Um grave problema em Iporá na atualidade é o aterro sanitário que se tornou lixão. A manhã desta quinta-feira, 4, será de visita ao local. Às 8:30 horas, no local, agentes públicos, segmentos organizados e profissionais de imprensa vão estar no local para diagnosticar mais uma vez um problema que já é bem conhecido de todos.
Montanhas de lixo a céu aberto constituem um grande crime ambiental naquele local. De acordo com o vereador Marinho da Mata (DEM) o problema agravou com a última administração (2013/2016) que deixou em descaso um aterro sanitário que se tornou lixão. Marinho conta que cinco vereadores estão mobilizando esta ida ao lixão. Além dele, Paulo Alves (PT), Carmo Freitas (PMDB), Didi Coutinho (PMDB) e Eurides Laurindo (PDT).
Os vereadores esperam também no local pela presença do prefeito Naçoitan Leite e vice-prefeito Duílio, ambos do PSDB. Duílio já afirmou que irá ao local para essa conversa sobre o assunto. Segundo Marinho da Mata, a ideia agora não é ficar procurando culpados e sim esboçar ações para resolver o problema.
Os que organizam a ida ao lixão esperam contar com a presença de segmentos organizados da sociedade para que todos passem a ter sensibilidade sobre essa questão ambiental que é muito grave. O Ministério Público tem feito a sua parte, inclusive, com Ação na Justiça que pede punição para o ex-prefeito Danilo Gleic Alves dos Santos. Este, por sua vez, costuma afirmar que o problema do lixão é anterior à sua gestão.
Os profissionais de imprensa da cidade estão confirmando presença neste ato de discussão sobre o lixão, o que será feito “in loco”, nas margens da rodovia de ida para Ivolândia.