A Administração de Iporá, através do prefeito Naçoitan Leite, já fez chegar na Câmara Municipal um projeto de lei que institui a proteção e cercamento das nascentes e de margens do córrego Santo Antônio, manancial que abastece a cidade de Iporá.
A ação do prefeito ocorre em instante quando ele e iporaenses estão sensibilizados com a escassez de água naquele córrego. Toda a vazão de água no local da barragem da Saneago já é absorvida pela tubulação rumo à Estação de Tratamento. Como a estação de chuvas ainda não e chegou (e isso pode levar mês ou mais) a conclusão é de pode faltar água para o abastecimento de Iporá.
Em conversa com esta reportagem o prefeito disse de sua preocupação e afirmou que o poder público municipal fará a sua parte nessa grave questão ambiental. Os produtores terão da Prefeitura os materiais necessários para fazer cercas de proteção a margens e nascentes. Além de postes e arames, a Prefeitura doará também mudas.
Sabe-se que as margens do córrego Santo Antônio, mesmo com ações de outrora do Ministério Público, ainda estão sem mata ciliar em muitos trechos. A Prefeitura deu ao projeto o nome de “Água é Vida”. Nos próximos dias a Câmara de Vereadores deverá apreciar e votar o projeto. Se aprovado, produtores terão facilidade para cumprir com seu compromisso ambiental de preservação.