Quando há uma crise de abastecimento de água, muito se fala sobre rios e reservatórios. Mas a origem de todos os males são nascentes, as quais não têm recebido a devida atenção.
Com essa questão em foco, a Prefeitura Municipal de Iporá juntamente ao Sindicato Rural de Iporá – Diorama e Israelândia e Senar, fizeram uma ação conjunta no plantio de mudas de árvores visando preservar e recuperar as nascentes do Ribeirão Santo Antônio.
O ato ambiental ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 29 de setembro, quando além de todos os participantes de um curso do Senar, contou também com a presença do prefeito Naçoitan Leite, tesoureiro do Sindicato Nilton Pereira e os meios de comunicação (Rádio Rio Claro e Nova Onda FM).
Todos estão preocupados e tentando desenvolver um trabalho de preservação das nascentes do Santo Antônio.
O trabalho tem a finalidade de mobilizar os produtores rurais e desenvolver ações de orientação com o plantio de mudas para recuperar as matas ciliares, conservar as nascentes e levar tecnologia para promover a retenção da cobertura vegetal e captação de água da chuva para consumo humano.
Cumprindo-se, o que antes foi acordado pela administração municipal, quando foi anunciado que a cada 1 árvore retirada (centro da cidade no novo modelo de estacionamento em escamas e instalação de câmeras de segurança), há a intenção de plantar 10 novas para substituir.
Estará sendo feito esse replantio as margens do Santo Antônio, no intuito de recuperar a mata ciliar, que vem sofrendo com o desmatamento e pisoteamento de animais.
O objetivo é retomar a segurança hídrica do Ribeirão, tendo em vista que essas nascentes influem diretamente no nosso manancial, que é responsável pelo abastecimento da nossa cidade. A Administração protocolou na Câmara Municipal na semana passada, um Projeto de Lei que institui a proteção e cercamento das nascentes e de margens do córrego Santo Antônio, manancial que abastece a cidade de Iporá.
Além de plantio, está previsto o cercamento dessas áreas em torno da nascente, para evitar a ação de pessoas e animais. Quando o animal pisoteia, o lençol rebaixa, e a gente perde a nascente.
Causa risco muito grande ao manancial.
Prefeitura Municipal de Iporá…O FUTURO É AGORA!