Entre os dias 16 e 17, por ocasião do Dia da Consciência Negra, acontecerá em Iporá o I Primeiro Encontro de Cultura Afro-Brasileira.
Entre os dias 16 e 17, por ocasião do Dia da Consciência Negra, acontecerá em Iporá o I Primeiro Encontro de Cultura Afro-Brasileira.
O Encontro terá como objetivo colocar em discussão a identidade negra no Brasil e abrir espaço para temas que englobem a cultura afro-brasileira. Para isto serão debatidas as questões étnico-racial junto a comunidade negra de Iporá, organizados grupos de discussão, procurando ouvir os anseios da comunidade; criados grupos de debate permanente em Iporá e desenvolvida a interação entre comunidade e Universidade. O trabalho se desenvolverá ainda, por meio de apresentação em fórum onde os temas serão socializados com a comunidade através de filmes, minicursos e palestras.
As atividades terão inicio no dia 16 de novembro, onde haverá debate sobre a negritude no Brasil, filmes do cinema negro, e curso de formação para as lideranças negras. Pretende-se dar continuidade nas discussões sobre a temática, organizando atividades nos espaços comunitários da cidade de Iporá.
O início da proposta
A proposta da atividade teve início por meio de reuniões entre o Grupo Negro em Ação e a Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Iporá. Partiu-se das questões levantada pelo grupo, onde propôs-se a organização de temas para estudos como: Leitura de textos sobre a História da África, sobre as lutas de resistência dos negros contra o sistema escravista, sobre a organização dos Movimentos Negros e sobre a construção da identidades negra brasileira.
De acordo como texto que acompanha a programação, o racismo constituído no Brasil e a ocultação da história do negro na formação social brasileira, fez com que muitos desconhecessem ou ignorassem uma história que inclua os negros como pessoas capazes de conduzir sua própria vida. Inclusive muitos afro-brasileiros não conhecem outra face da África a não ser de fornecedora de escravos, e a história do seu povo trazido para as Américas está relacionada com a escravidão.
Programação:
16 de novembro de 2011
Mesa redonda: “O despertar da negritude”.
Coordenadora: Professora mestranda pela PUC-Go. Madalena D. Silva Freitas
Expositores (as) Mestranda pela PUC Camila de Melo Santos
Profª. Doutoranda pela USP: Lorena Souza
Local: Salão São Paulo da Cruz, às 19 horas
17 de novembro de 2011
Curso de formação “Liderança negra” coordenado pelo Assessor de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Especialista em Comércio Exterior José Eduardo Batista Silva
Exibição de filme e debate – “ Cinema Negro”
Local Centro Comunitário Pe. Wiro da Vila Itajubá
Coordenação: Alunos do 4º ano de História da UEG Unidade de Iporá e a professora Madalena D. Silva Freitas.
18 de novembro de 2011
Noite Cultural Afro-brasileira. (Música, Teatro, dança, literatura, palavras e comida)
Coordenação: Grupo Negro em ação: Alberani Euclénio, Adélia Moura, José Aparecido, João Batista da Silva Oliveira, Roseli de Assis, Joana Soares Pereira, Ronildo Marques Mendes e Alunos do 3º ano de História da UEG Unidade de Iporá. Local Centro Comunitário Pe. Wiro da Vila Itajubá. (João Batista da Silva Oliveira)