
Entre pizzas, música ao vivo e muita animação, artistas comemoraram na noite de ontem, 13, a boa notícia de que a Prefeitura de Iporá vai bancar os custos para gravação de um CD envolvendo nomes locais. O CD leva o nome de ENCANTOS.
Músicos iporaenses cantando em coro a música tema do CD coletivo
Entre pizzas, música ao vivo e muita animação, artistas comemoraram na noite de ontem, 13, a boa notícia de que a Prefeitura de Iporá vai bancar os custos para gravação de um CD envolvendo nomes locais. O CD leva o nome de ENCANTOS.
Também estava presente o prefeito José Antônio que foi aplaudido pela iniciativa de apoio aos músicos locais. Esse empreendimento musical surgiu com o cantor iporaense de música sacra Miltim Jr. Ele teve a idéia, levou-a ao prefeito que, prontamente aceitou bancar os custos.
Debutantes e Iporá Moto Fest também na ordem do dia
A noite foi de muita alegria no restaurante. Lá estavam as debutantes do baile com o ator global em 14 de novembro. Também estavam os organizadores do Iporá Moto Fest, evento que está tendo início em Iporá. Celebrando a grandeza de eventos e a exaltação da arte, o Restaurante Cheiro Verde viveu noite inesquecível. Diversos artistas apresentaram suas canções.

Debutantes do baile do dia 14 de novembro marcaram presença
Cantor Miltim Jr. conta como surgiu o Projetos Encantos
Em suas palavras, permitamos que o iporaense Miltim Jr. relate como será a gravação do CD coletivo:
O projeto ENCANTOS surgiu de um sonho em poder ajudar a ACCI (Associação de Combate ao Câncer de Iporá), e a forma que encontrei foi utilizar os meios e os recursos que já trabalho, a música. Em Setembro quando retornei a cidade de Iporá comecei a elaborar um projeto inspirado no “Direito de viver” da casa do câncer de Barretos. Fazer um CD para reverter à renda em 100% para a ACCI, esse é o objetivo principal. Seria mais fácil usar alguns contatos com gravadoras para conseguir liberação de musicas já gravadas por artistas conhecidos e montar um cd com as mesmas, mas a vontade em dar oportunidade para tantos talentos que não tem como gravar era um desafio.
Comecei fazendo orçamentos, com produtores do Brasil todo (até de João Pessoa rsrs) que eu conhecia e confiava pela seriedade do trabalho. Procurei os melhores profissionais que eu conhecia, contava do projeto e pedia ajuda pra diminuir os custos, pois um CD com a qualidade que eu procurava não fica por menos de 15 mil reais. Poderíamos até fazer um trabalho mais simples, mas o projeto merecia essa qualidade buscada e como diz o poeta “Quem acredita, sempre alcança”. Consegui um GRANDE desconto e reunir 2 grandes produtores no projeto , Bruno Espíndola e Alex Olliveira, pessoas que tive a oportunidade de ter trabalhado. Sinto que eles abraçaram o projeto juntamente, o valor cobrado pelos 2 não pagariam a gravação de 2 faixas se fossem cobrar o valor devido de uma produção dessas.
Depois de elaborar o projeto e orçar, convidei um grande amigo e músico da cidade para me ajudar na produção executiva do disco, o José Antonio Filho, que conseguiu o estúdio de gravação de voz em Goiânia por um valor simbólico. Começamos a pesquisa de cantores locais e seleção de repertório. A idéia foi unir cantores de todas as expressões artísticas, religiosas e culturais da cidade cantando juntos. Convidamos cantores católicos, evangélicos, MPB, rock e sertanejo. Um desafio muito grande, unir pessoas com pensamentos, estilo e vozes bem diferentes.
A idéia é que o projeto seja levado a diante, que um cd seja lançado a cada ano com mais 12 ou 14 cantores diferentes, sempre com a renda revertida em 100% para acci.
Qual foi o critério escolhido para selecionar os cantores? Primeiro critério que tivessem representações culturais diversas, e segundo a qualidade vocal e destaque na musica local. Infelizmente não tem espaço para chamar todos que são bons para o 1º CD, mas o projeto está só começando e o segundo volume já começa a ser pré-produzido.
Um detalhe importante e de escolha dos cantores foi a participação especial de 2 convidados com destaque regional e 1 de destaque NACIONAL, nesse primeiro volume, mas é segredo ainda os nomes.
Feito a escolha dos cantores começamos reuniões com a ACCI (diretoria) e os cantores, o entrosamento foi fantástico! Notei a alegria de cada cantor e pessoa que faz parte do projeto, abraçaram a causa e amizades foram surgindo. Acredito que isso é um marco cultural na nossa cidade. Buscamos o apoio do Prefeito José Antonio, e o sim ao projeto foi imediato. Inclusive, lembramos durante a conversa, que em sua outra gestão houve um fato parecido, quando também cantores iporaenses gravaram um disco de vinil. E para nós cantores e artistas da cidade é muito importante esse apoio e ver preocupação de uma autoridade em incentivar a arte.
Ressalto que o PROJETO é pela a ACCI , e os cantores vestiram a camisa da associação! O CD será gravado em novembro.
E na noite de quinta feira apresentaremos canções diversas cada um em seu estilo, e cantaremos juntos a música tema do CD (inédita). O CD será composto por 13 faixas, sendo 2 regravações e o restante inéditas, mas que serão divulgadas somente depois de gravado.
Contamos também na elaboração do cd na parte de criação e gráfica com mais iporaenses, como a Luciane Leão que fez a capa, e o projeto do gráfico pela Adriane Marques e o Kaique Oliveira.
Me sinto muito feliz em poder estar a frente desse projeto, estou juntamente com mais pessoas tentando criar um selo fonográfico para nossa região, onde poderei assessorar e produzir artistas em geral do interior de Goiás que não tem como chegar até as gravadoras maiores e fazer a distribuição do próprio material. E esse é o primeiro projeto se Deus quiser de muitos que virão.
Conto com o apoio de todos, porque “o mundo vai se encantar”!
Miltim Júnior
Segue a ficha técnica do CD :
Produção Executiva: Miltim Jr e José Antonio Filho
Produção Musical: Bruno Espíndola
Direção Vocal/ Repertório: Alex Olliveira
Capa: Luciane Leão
Projeto Gráfico: Kaique Oliveira e Adriane Marques
Cantores:
Miltim, Anderson Andrial, Hélida , Monyka, Juliana Cristina, Walberson Queiroz (Binho), Bruno Garcia, Ricardo Augusto, Wivian Borges, Luanny Moraes, Nara Nívia, Walquiria Borges, Cássio Moreira, Marcelo Monteiro, Danilo Rodrigues, Odilon Filho, Augusto Vilela , Geovane Barone e Luciano