
No final da tarde de ontem, 30, foi agendada uma visita do Secretário Estadual de Educação de Goiás, Thiago Peixoto, à Iporá. Ele chegará às 13 horas e deverá se reunir com profissionais da educação de toda região, provavelmente, no auditório do IF Goiano, Campus Iporá.
Jerônimo Brito, Subsecretário Regional, já organiza a visita e mobiliza o segmento do ensino público. Anuncia Jerônimo que a pauta da visita é a discussão do Pacto da Educação, um tema que tem levado o secretário a todas as partes do Estado na busca de subsídios para um plano de ação que visa a melhoria do ensino.
Reforma Educacional: Pacto pela Educação
O Governo de Goiás traçou as diretrizes para a reforma educacional que irá promover avanços e um grande salto de qualidade na Educação do nosso Estado. São 25 ações de grande impacto divididas em cinco pilares.
As diretrizes já foram divulgadas pelo governador Marconi Perillo e pelo secretário Thiago Peixoto. O plano agora será debatido por toda a sociedade em reuniões de trabalho realizadas nas 38 Subsecretarias Regionais de Educação.
Esta reforma representa também um pacto. Um pacto que todos goianos devem fazer com os 600 mil jovens e crianças que estudam na rede pública em Goiás. Um Pacto Pela Educação.
Pilares da reforma educacional
O conjunto de iniciativas tem foco no aprendizado dos alunos e busca de forma definitiva mudar o futuro da nova geração de goianos. Foi estruturado em cinco pilares que contemplam os principais aspectos da educação escolar em 25 metas.
Os cinco pilares:
A – Valorizar e fortalecer o profissional da educação
B – Adotar práticas de ensino de alto impacto no aprendizado do aluno
C – Reduzir significativamente a desigualdade educacional
D – Estruturar sistema de reconhecimento e remuneração por mérito
E – Realizar profunda reforma na gestão e na infraestrutura da rede estadual de ensino