
Estudantes e professores da Escola Municipal Antônio Rezende Monteiro, localizada no distrito de Campos Verdes, município de Arenópolis, tiveram uma atividade diferenciada na tarde do dia 22 de setembro, quando participaram de palestra sobre a Água e o uso racional como condição básica para preservação da vida no planeta.
Mesmo morando às margens de um dos mais volumosos recursos hídricos da região – o Rio Caiapó, os estudantes de 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental ampliaram os conhecimentos sobre economia de água e os riscos causados pelo consumo exagerado.
O aluno Warley Barbosa Júnior, do 6º ano, disse que a palestra foi importante porque serviu para alertar as pessoas que sem água ninguém vive. Segundo ele, “Se a água acabar hoje, todos morrerão”. Já o aluno Diogo Ribeiro da Silva, do 9º ano, falou que é preciso fazer uso correto da água, acrescentando que “são atitudes a serem adotadas no dia a dia”. Para o professor Deocrécio da Silva Fernandes, formado em Pedagogia, a palestra veio reforçar o conteúdo trabalhado há alguns dias atrás, que foi justamente sobre a água. E ressaltou: “Ainda tinha dúvidas se está faltando energia elétrica, e o assunto foi explicado muito bem”.
A palestra foi ministrada pelo biólogo Elias Centofante, mestre em Ecologia e Conservação, professor universitário e coordenador do Programa de Educação Ambiental da Rialma S. A. Centrais Elétricas. A Rialma é a empresa responsável pela usina hidrelétrica em construção no rio Caiapó, entre os municípios de Arenópolis, Ivolândia e Palestina de Goiás. A palestra contou com o apoio da professora Luzia Maria Monteiro, Secretária Municipal de Educação de Arenópolis.
Estudantes da Escola Municipal Antônio Rezende Monteiro estiveram atentos à palestra