Aconteceu nesta sexta-feira, 02, uma reunião no IF Goiano com o Dr. João K – Coordenador da Embrapa Arroz, Feijão e Cerrado.
A reunião teve como objetivo discutir a implantação na Escola-Fazenda do IF Goiano de uma “Unidade de Referência Demonstrativa (URA) – como parte do projeto da Embrapa denominado “Transferência de Tecnologia em Sistemas Agrícolas Sustentáveis – Estado de Goiás”.
Esta unidade servirá como modelo para toda a região. O foco do projeto está na sustentabilidade para o produtor tirar o maior proveito da propriedade, integrando na produção sustentável.
Nesta primeira etapa, a unidade consistirá de lavoura de grãos, tais como, soja; arroz; feijão; amendoim; sorgo; algodão e Caupi (feijões exóticos do nordeste) intercaladas por pasto e plantações de Eucalipto. Logo, o modelo integrará floresta, pasto e cultura. Ademais, a atividade se torna relevante, pois permite ser explorada por pequenas propriedades o que é uma característica dominante das propriedades locais.
Segundo o Professor José Geraldo Soares, Coordenador de Extensão do IF Goiano – Campus Iporá; numa segunda etapa, que está prevista para outubro deste ano, serão exploradas também hortaliças, tais como, Batata-doce biofortificada e Pimenta. E ainda, a fruticultura por meio do plantio do Maracujá e frutos do cerrado. O projeto tem como objetivo, aproximar a comunidade do IF Goiano.
Como explicou o Professor José Geraldo trata-se de um projeto de extensão e, portanto, a responsabilidade do mesmo estará subordinada à Coordenação de Extensão do IF Goiano. O professor explica que em Iporá o responsável será o Engenheiro Agrônomo Lamartine Nogueira que estará subordinado à Embrapa Arroz e feijão que tem como coordenador o Dr. João K.
São parceiros no projeto, o IF Goiano – Campus Iporá, a Embrapa Arroz e Feijão; a Emater-GO; FETAEG e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). (João Batista da Silva Oliveira)