Acabam de serem desenvolvidas diversas atividades para abordar Educação Ambiental na perspectiva da formação de professores com os acadêmicos participantes do projeto, que é ofertado pelo segundo ano consecutivo para todos os cursos de licenciatura da instituição. A iniciativa é dos coordenadores do projeto de extensão Produção de mudas nativas da UEG Câmpus Iporá, Viviane de Leão Duarte Specian e Alex Batista Moreira Rios, os quais planejaram e as desenvolveram nos últimos meses.
Estas atividades consistiram em: dois encontros mensais de fundamentação teórica em Educação Ambiental; treinamento para os acadêmicos regar e zelar do viveiro do projeto; uma aula campo na Área de Proteção Ambiental Morro do Macaco; uma visita a uma voçoroca e ao aterro sanitário do município de Iporá.
As atividades contemplam o objetivo do projeto que visa ofertar uma proposta de formação em Educação Ambiental crítica e contextualizada para futuros docentes dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras e Matemática. Nesta edição, a equipe é composta pelos coordenadores e por discentes de todos os cursos mencionados.
Até o final do ano, os participantes do projeto desenvolverão muitas atividades como mutirões de manutenção do viveiro, produção e doação de mudas para a comunidade, plantio e coroamento de mudas no Parque Municipal Ecológico, mais encontros de formação em Educação Ambiental, aulas campo e ações educativas com estudantes do Colégio Estadual de Aplicação.
A expectativa dos coordenadores do projeto é que ao participar dessa proposta de formação, os acadêmicos possam ter melhores condições para abordar a Educação Ambiental quando exercerem a docência e qualquer atividade profissional, de maneira que possam promover transformações ambientais e sociais que beneficiem o meio em que estarão inseridos.