
Transcorridos 8 meses de Governo Marconi, tempo mais do que suficiente para as iniciativas na área de nomeações, não saiu o propalado cargo que os tucanos disseram que a região Oeste de Goiás teria em um segundo escalão do novo Governo.
O assunto, na ocasião, foi amplamente divulgado pela imprensa. O que foi dito é que o deputado estadual Joaquim de Castro (PPS), aliado do Governador Marconi, tinha conseguido esta conquista, como forma de contemplar uma região que geralmente não tem ocupados espaços significativos em governos.
Nos dias iniciais do Governo falava-se que isso seria definido até o mês de março passado. Vários meses se passaram. O assunto já nem é muito comentado. Os cargos do governo foram preenchidos, mesmo que provisoriamente. Agora, pouco se fala no assunto referente ao cargo.
Quando do anúncio quanto a esse espaço fora dito que seria um nome de Iporá. Chegou-se a falar de quem poderia ir para Goiânia, ocupar o importante cargo. Os nomes dos tucanos Dárcio Siqueira (professor), Eurides Laurindo (vereador) e Marcello Duarte (contador) foram lembrados para a função. Até o cargo chegou a ser mencionado. Dizia-se nos bastidores da Superintendência Financeira da Secretaria de Meio Ambiente, função que estaria reservada para um iporaense. Nada disso aconteceu.
O PSDB dividido que Iporá tem não conseguiu seu objetivo. O líder Naçoitan Leite, divergente dos demais, correndo por fora, conseguiu um cargo. Mas este é minúsculo para que possa ser considerado como representativo dos interesses da região. Naçoitan Leite é apenas assessor parlamentar na Secretaria Estadual de Agricultura. A julgar pela nomenclatura do cargo este é pequeno em se tratando de decidir algo. A não ser que seja dado a este um valor superestimado. Mas parece que não é isto que está acontecendo. Nem mesmo show para a 26ª. Expoipo foi conseguido. Isso mostra que o cargo não é decisivo para a vinda de benefícios para a região.
A medida que o tempo passa as chances do tal cargo de segundo escalão para a região ficam menores. Quem sabe se o PSDB de Iporá for unido isso possa ser conseguido? Nunca é tarde para acreditar que alguém da região será empossado em importante cargo.