
Vários produtores, dentre eles alguns de Iporá já estão expondo seus animais no parque de exposição de Iporá. O objetivo consiste em, não apenas apresentar os animais, mas também as premiações recebidas em outros eventos bem como a realização de negócios.

Vaca Imperatriz da estância Procria. Ao lado, Tiago Caldeira estagiário em Veterinária.
Dentre os animais expostos ao público se destacam o gado Nelore PO, este em maior quantidade, O gado Zein Tabapuã e o rebanho Holandês. Este último próprio para produção leiteira.
Holandês
O gado Holandês está sendo exposto pela “Estância Procria” na qual se destaca a vaca imperatriz.
De acordo com Lindomar Pereira, no ano passado a estância venceu com 48 Kgs de leite. Neste ano, pretende superar esta marca uma vez que, o objetivo destes é sempre melhorar o desempenho.
Expondo também o gado holandês conta-se a presença de Sandoval Bailão Fonseca Filho – Fazenda Mata Grande. Este também expõe o gado Gerso e Santa Rosário.

Gado Holandês: Fazenda Mata Grande
Dentre as realizações deste produtor conta-se de uma novilha que expôs em Rio Verde com 56 KGs. E outra que produziu 54 Kgs em média ao longo de 365 dias.
Nelore PO

Boi Hindu. Rodrigo Braga Ribeiro ao lado
Neste âmbito se destaca o boi Hindu e a bezerra IGUA3 da raça nelore PO de propriedade do Dr. Tobias e Rodrigo Braga Ribeiro. Rodrigo Braga nos disse que se trata de nelore de elite de corte e que ambos foram campeões em Uberaba.
Expõe ainda o Nelore PO, a Fazenda Terras de Vishnu da cidade de Rio Verde; Ariston Quirino de Moraes de Jataí; Marcos Gracia; Dante Guimarães; Marcos Aurélio; Leonardo de Oliveira e Cleiber de Oliveira. Estes dois últimos de Montividiu.
Zein Tabapuã

Boi Dimpe: com 33 meses chega a 1080 Kgs
Já o Zein Tabapuã está sendo exposto pela Fazenda Carandá da região de Matrinchã – Goiás. Este gado se caracteriza pela sua extrema docilidade. Tanto que no parque é natural ver crianças montando no boi “Dimpe” sem nenhuma reação brusca deste. É tido também como ideal para abate, devido a sua produtividade elevada.

Denusa: 33 meses com 830 Kgs
Segundo Evangevaldo Lopes – tratador do rebanho – trata-se de um gado mais novo no rancho. E que se caracteriza por ser um gado muito precoce, apresentando 5% de aproveitamento da carne. Com muita carcaça e muito peso chegando a 10, 11 arrobas em 8 meses.
Os destaques desta raça na 26ª Expoipo vai para o boi “Dimpe” com 33 meses já apresenta 1.080 Kgs; e a vaca “Denusa” com 33 meses, apresentando 830 Kgs. De maneira que a vaca parida foi tida reservada campeã em São Luis de Montes Belos e campeã fêmea jovem em Goiânia. E ainda destaque em Porangatu.
De acordo com Evangevaldo a intenção não é apenas expor o rebanho mas também realizar bons negócios. E neste sentido, afirma que a expectativa em relação à 26ª Expoipo é muito boa uma vez que, a fazenda não tem conseguido atender a demanda – explica. É esperada ainda, a chegada do expositor Osvaldo Soares da comunidade da Jacuba de Iporá – Goiás. (João Batista da Silva Oliveira)
