É divulgado Boletim Climatológico pelo Laboratório de Climatologia do Campus de Iporá da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Conforme esses dados, o período chuvoso começou bem.
Com base no monitoramento realizado pela estação meteorológica do curso de Geografia da UEG – Campus de Iporá, o volume de chuva precipitado em Iporá-GO, no mês de setembro de 2018 (67,0 milímetros) superou a média histórica prevista para o mês, que é de 41,4 mm. Em outubro de 2018 o volume de chuva acumulada foi de 104,53 mm, valor próximo a média histórica prevista para o referido mês que é de 126,3 mm. (Gráfico 1).
Em comparação com o ano 2017, quando ocorreu a falta de água em Iporá e em várias cidades da região, nota-se que o início do período chuvoso no ano de 2018 os volumes de chuva registrados nos meses de agosto, setembro e outubro foram superiores aos valores registrados no ano de 2017. (Tabela 1).
Em 2018 o período chuvoso iniciou mais cedo do que em 2017 e este fato influenciou diretamente para que o volume de água nos mananciais permanecesse maior que a realidade enfrentada no ano passado. Portanto, contribuiu para que a cidade não sofresse com a falta de água para o abastecimento humano.
O Laboratório de Climatologia do curso de Geografia da UEG-Campus Iporá continuará monitorando os elementos climáticos nos próximos meses e posteriormente novos boletins serão disponibilizados para a sociedade.
Coordenadores do Laboratório: Prof. Me. Washington S. Alves e Prof. Me. Valdir Specian
Monitores: Ângela Mendes e José Helder Ferreira