Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Prefeito de Montes Claros fala das realizações de seu mandato

Vilmar Maciel, prefeito de Montes Claros de Goiás. por meio de seus recursos próprios ou daqueles que foram buscados junto aos governos Estadual e Federal, tem feito muita realizações, tanto na zona rural quanto urbana. E estas ações administrativas atendem todos os segmentos da lida pública: saúde, educação, transporte, urbanismo, assistência social, zona rural, etc…

Além de mostrar muitas ações, houve o cuidado de se cumprir os compromissos fiscais, ou seja, trazer em dias os pagamentos com funcionários, fornecedores e obrigações sociais. A atual administração usa de austeridade para saber multiplicar os recursos cada dia mais decrescentes que chegam aos municípios brasileiros. Antes, na administração anterior, eram 51 pessoas que ocupavam cargos comissionados. Agora, são somente 37. Isso é adoção de medida administrativa para propiciar economia de recursos e significa uma prova de que quem administra não está preocupado em acomodar interesses políticos dentro do quadro de servidores. Quanto aos efetivos, mantém-se o mesmo número de servidores: 421. Além de obras, muito do orçamento foi gasto com reformas de prédios públicos e de maquinário. Havia má conservação em muitos lugares. Foi preciso ações de recuperação. As vias desfrutam diariamente de serviço público (limpeza e iluminação). A recuperação da malha asfáltica tem sido feita por meio de convênio com o SIMUS.

Saúde

 A instalação de uma base do SAMU em Montes Claros foi grande realização da atual gestão, o que facilitou no socorro a acidentados e em casos de deslocamento com urgência.

A Administração construiu uma unidade básica de saúde no Setor Cidade de Deus, permitindo aos usuários da saúde pública, na localidade, um melhor atendimento. Uma ambulância foi consequida pela atual administração, bem como foi feita a aquisição de um veículo Van de 15 lugares, hoje usado para deslocamento de pacientes para Goiânia.  O Caminhão que faz atendimento itinerante médico-odontológico foi reformado e prossegue o seu trabalho em distritos, povoados e comunidades rurais.

Um evento significativo na área de saúde foi o CAMPO SAÚDE, levado a efeito numa parceria do Sistema Faeg/Senar com o Sindicato Rural local e a Prefeitura de Montes Claros. Em um dia de atendimento foram servidas 800 pessoas com consultas, exames, expedição de documentos, cortes de cabelos, recreação para crianças, etc…

Educação para o montesclarense do futuro

 Conforme a determinação constitucional, a Prefeitura de Montes Claros tem gastos  acima de 25% com a educação. Só com transporte escolar, trazendo alunos dos vários pontos do município para aulas na cidade, é gasto mensalmente a quantia de 95 mil reais. Para este serviço foi adquirida uma nova kombi escolar. Na Escola Municipal Maria Raimunda Gomes foi feita uma boa reforma. Na Escola Municipal Morro do Engenho, além desta passar por reforma completa, foi feito na comunidade um grande mutirão de atendimento, realizado no sitema de Governo Itinerante.
 Uma quadra poliesportiva abriu espaço para o esporte na Escola Municipal Dr. Miguel Ferreira Lima. Com recursos do Ministério do Esporte foi construída essa quadra no valor de R$ 97.500,00 vindos da União e mais recursos da Prefeitura na ordem de R$ 14.603,83.

Escola Padrão Século XXI

 Certamente na área de educação a maior conquista é a construção da Escola Padrão Século XXI, grande obra que demandou recursos da União na ordem de 2 milhões, 756 mil, 523 reais e 44 centavos. A escola tem 12 salas de aula e mais quadra coberta. Está sendo feita com recursos do Tesouro Estadual.

Enfim, um fórum para Montes Claros

 A atual administração de Montes Claros entra para a História como aquela que conseguiu sensibilizar o Tribunal de Justiça para a construção do Fórum, sede da Comarca. A obra de 642,22 m2. está em andamento. Custa aos cofres do TJ 1 milhão 117 mil, 461 reais e 6 centavos e fica pronto em um prazo de 180 dias.

Moradias

 Em diferentes pontos do município de Montes Claros de Goiás foram construídas 24 casas. São edificações que substituíram casebres e que vieram para que moradores sejam protegidos do barbeiro, o inseto causador do Mal de Chagas. As casas foram feitas com um recurso de 669 mil, 95 reais e 85 centavos, obtidos na Funasa.

Esgoto Sanitário

 Está em andamento em Montes Claros de Goiás uma grande obra e que é associada a qualidade de vida. Trata-se da estação de tratamento e rede de esgoto. A obra é do Governo de Goiás.

Construções de pontes e localizações:
– Sobre o córrego Salobinha
– Sobre o Córrego da Onça
– Sobre o Córrego Salobinha (Goiabal)
– Sobre o Córrego da Onça

Reformas de pontes e localizações:
– Ponte sobre o Rio dos Bois
– Sobre o Córrego do Café (Sentido Nadir Miguel)
– Sobre o Córrego Salobinha (sentido Região da Matrinchã)
– Sobre o Córrego da Estaca (Propriedade do Senhor Miro Guarniere)
– Sobre o Córrego do Café (Sentido Senhor Fábio Nunes)
– Sobre o Córrego Lambari Grande (Região da Serra Negra)
– Sobre o Córrego Roncador (Sentido Odair Simões)
– Sobre o Córrego Bebedouro (Itamar Arruda)
– Sobre o Córrego da Furquilha (Darlou Peres)
– Sobre o Córrego da Ferrugem (Região do Rio dos Bois)
– Sobre o Córrego da Saloba
– Sobre o Córrego Salobinha (João Gomes)
 
Veículos: aquisições e reformas

 Além de equipar a máquina administrativa com novos veículos, esta gestão fez a reforma das já existentes. Uma camionete a diesel foi adquirida para servir às necessidades da Garagem Municipal. Foi feita a reforma de 2 ônibus e revisão geral na frota da educação. Um trator agrícola que estava totalmente inutilizado foi totalmente recuperado.

Asfalto e meio fios

 Uma pavimentação asfáltica, precedida de drenagem foi feita. A área foi de 4.583,50 m2, atendendo uma população de 7.850 habitantes. Isso foi possível porque a gestão bateu nas portas do Governo Federal e conseguiu o recurso no Ministério do Turismo, na ordem de 127 mil 781 reais e 1 centavos e que, somados com 3 mil 350 reais do Município foi possível a obra de urbanização de uma área. No Distrito de Ponte Alta foi feito meios fios, necessidade para um asfalto que precisava daquela benfeitoria, a fim de preservá-lo melhor.

Ações pelo mais carente

 Nesta gestão 2009/2012 a Secretaria de Assistência Social foi totalmente remodelada. Sua reestruturação passou pela criação do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), o qual mantém um Convênio com o Governo Federal e abriga no local as ações da área. Em Montes Claros de Goiás a área de assistência social tem intenso trabalho de atenção a idosos, gestantes e jovens. São feitas doações de cestas básicas, de aparelhos para portadores de necessidades especiais, doações de urnas funerárias e atendimento social e psicológico para famílias cadastradas.  Os programas sociais do Estado e da União passam pelos cuidados da área social da Prefeitura. A realização de uma lavoura comunitária da safra 2009/2010 foi ação de grande alcance social, quando o arroz plantado resultou 1.050 sacas e que foi distribuido para 40 famílias previamente escolhidas, todas de baixa renda e que tiveram participação no cultivo do cereal.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2026-01-28-at-05.42
Iporá abre hoje o 18º Encontro Nacional de Muladeiros
WhatsApp-Image-2026-01-19-at-06.53
Fevereiro com ótimos cursos gratuitos do Senar em Iporá
WhatsApp-Image-2026-01-14-at-06.15
Entidade de amparo a autistas conta com apoio de Glaustin
WhatsApp-Image-2026-01-13-at-10.07
Funcionários da Prefeitura são convocados para Assembleia
WhatsApp-Image-2026-01-11-at-06.06
Morre aos 53 anos o ex-secretário de obras em Iporá
WhatsApp-Image-2026-01-28-at-05.42
Iporá abre hoje o 18º Encontro Nacional de Muladeiros
WhatsApp-Image-2026-01-19-at-06.53
Fevereiro com ótimos cursos gratuitos do Senar em Iporá
WhatsApp-Image-2026-01-14-at-06.15
Entidade de amparo a autistas conta com apoio de Glaustin
WhatsApp-Image-2026-01-13-at-10.07
Funcionários da Prefeitura são convocados para Assembleia
WhatsApp-Image-2026-01-11-at-06.06
Morre aos 53 anos o ex-secretário de obras em Iporá