
Amanhã, quarta-feira, às 9 hs, no Espaço Verde, em Iporá, será realizada, pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (SEMARH), a Audiência Pública sobre o licenciamento da PCH Jacaré, a ser implantada no Rio Caiapó, pela empresa Jacaré Energética S/A, na divisa dos municípios de Arenópolis e Iporá, que, por sediar a casa de força da usina, toda a energia gerada será creditada a Iporá.
Este fato terá um importante reflexo e impacto na receita da Prefeitura de Iporá, na distribuição do ICMS recolhido pelo Estado, pelo aproveitamento desta vital riqueza primária inaproveitada.
Depois da mini (ou seja, menor que 1 MW) usina hidrelétrica da Cachoeirinha, de 1945, mas, atualmente, desativada, a PCH Jacaré será a 1ª PCH (pequena central hidrelétrica entre 1 e 30 MW) de Iporá.
Nesta reunião de amanhã, dia 15, aberta ao público, será exposto o Projeto Ambiental – com o EIA e o RIMA, a ser aplicado na região, com todos os seus programas de benefícios e de recuperação do meio ambiente e aplicação de medidas para estimular novas atividades econômicas.
É uma usina de 26 MW, com um pequeno lago e cuja construção deve levar 24 meses, a partir do começo de 2012.
A região do Oeste Goiano, detendo condições físicas extraordinárias, como vazões abundantes e grandes quedas, aliadas à geológica favorável, tornou-se excelente potencial de geração de eletricidade pelas PCHs.
