Wolmer Arraes coordenou um grande encontro que discutiu questões atuais sobre o meio ambiente e a gestão ambiental nos municípios. Secretários e prefeitos se reuniram no Fórum de Secretários Municipais de Meio Ambiente no dia 14 passado, em Goiânia, . no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).
O evento foi organizado e coordenado pelo presidente do Fórum Estadual, Wolmer Tadeu Arraes – Secretário de Meio Ambiente de Jussara, que contou com participação de muitos representantes dos municípios de Goiás. A abertura contou com a presença de secretários estaduais, entre eles o de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Vilela, das Cidades, Armando Vergílio e de Agricultura, Antônio Flávio Lima, além de deputados e líderes ambientalistas. Houve a apresentação de perspectivas e ações de descentralização da Semarh na atual gestão.
O tópico sobre aterros sanitários foi debatido em duas ocasiões. Às 10h30, o engenheiro sanitarista, Osmar Mendes, Às 11 horas, os participantes do Fórum receberam instruções de técnicos do instituto Adequa sobre o estudo e concepção de projetos de aterros sanitários.
Paulo Carvalhaes, prefeito de Jussara e Presidente do Consórcio Intermunicipal do Meio Ambiente – CIMA, um dos que apoiadores do evento, afirmou que “uma das principais preocupações ambientais em Goiás diz respeito justamente à construção de aterros sanitários nas cidades do Estado”
O levantamento da Semarh feito em 2009, quando fez o diagnóstico dos sistemas de disposição do lixo urbano em 232 municípios goianos constatou que 62,93% depositam os resíduos em lixões, prática condenada ambientalmente, e 33,19% tem destinação em aterros controlados, que é uma espécie de fase intermediária entre a disposição final a céu aberto e o aterro sanitário, o qual somente 3,8% das cidades vistoriadas possuem.
Alguns municípios já começaram o processo de mudança. Outros têm dificuldade, por causa do custo elevado e dos estudos que precisam ser feitos e demandam mão-de-obra especializada.
Para Leonardo Vilela, esta é uma questão crucial para as administrações municipais, “pois o prazo para se adequarem à RSU está chegando ao fim, e os prefeitos poderão arcar com os custos econômicos, políticos e ambientais do não-cumprimento das medidas cobradas pelo Ministério Público”.
Adquirido terreno para Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário
Está adquirida e documentada área ao lado da GO-418, próxima ao trevo de acesso a cidade de Novo Brasil, para que seja um aterro sanitário fruto de Consórcio Municipal dos Municípios de Jussara, Santa Fé de Goiás, Fazenda Nova e Novo Brasil. O local é para rumo ecologicamente correto para o lixo destas cidades. Unidos, os municípios terão condições de melhor lidar com os resíduos. Está a frente deste investimento público Wolmer Arraes, Secretário de Meio Ambiente em Jussara. Ele é também presidente do Fórum Estadual de Secretários de Meio Ambiente e tem defendido os consórcios intermunicipais para a solução dos problemas de destinação de resíduos.
