Conta o site da Comigo que cerca de 100 cooperados participaram, no dia 1º de março, do II Dia de Campo Ensaio de Competição de Variedades de Soja, promovido pela COMIGO em Caiapônia. O encontro aconteceu na fazenda Invernada, do cooperado Lúcio Alves Carvalho, que cedeu cerca de três hectares para a realização dos experimentos, que em 2011 foram 25, contra 13 em 2010. As sementes experimentadas são de variedades pesquisadas e desenvolvidas pela Embrapa, Coodetec, TMG, Monsoy e Pioneer.
Apesar do tempo chuvoso, o interesse do cooperado em adquirir informações sobre variedades de sementes foi bem maior que os obstáculos. O sucesso da primeira edição do Dia de Campo de Caiapônia fez com que os produtores que participaram ano passado retornassem e trouxessem novos agricultores para ver de perto o resultado dos experimentos, desenvolvidos especificamente para a região que tem condições de solo, altitude e clima bem específicos.
NOVOS MATERIAIS
De acordo com o vice-presidente de operações, Aguilar Mota, que fez a abertura do II Dia de Campo COMIGO de Caiapônia, o objetivo da Cooperativa é descobrir novos materiais produtivos para os produtores da região de Caiapônia. ?O resultado deste Dia de Campo é o sinal de que a COMIGO acredita nesta região, no trabalho que os produtores vêm desenvolvendo e no crescimento da Cooperativa aqui?, explicou.
O superintendente do Centro Tecnológico COMIGO, Carlos César, acrescentou que o Dia de Campo visa dar mais opções de escolha para o produtor. ?Percebemos que a região está desenvolvendo e que precisamos dar mais subsídios de escolha para o cooperado. Acreditamos que com esse número maior de variedades ele terá mais opções?, frisou.
TRANSGÊNICOS
Carlos César destacou que a soja transgênica é uma tendência natural pela facilidade do manejo e pela praticidade. ?Estamos acreditando que para a próxima safra teremos materiais com novos eventos, novos genes que serão introduzidos nessas variedades. Essa é uma tendência mundial que não tem como voltar?, avaliou. Ele acrescentou que os transgênicos tomaram conta do mercado e cerca de 98% de tudo que é plantado na região de Caiapônia hoje é transgênico.
Para o gerente da loja da COMIGO de Caiapônia, Weiler Leão Ferreira de Souza, o Dia de Campo é um evento que já está se consolidando e veio para ficar. ?A partir de 2012 vamos melhorar ainda mais, uma vez que o pessoal da região está muito interessado, tanto é que tivemos um aumento considerável no número de pessoas participando. O pessoal gostou muito do I Dia de Campo e cobrou que fosse realizado o segundo, realizamos e agora já estão cobrando o terceiro?, salientou Weiler.
AGRÔNOMOS
Ele disse que a orientação da COMIGO é que o produtor procure a equipe de agrônomos da Cooperativa para auxiliar na escolha da variedade da soja que ele pretende plantar. Afinal, cada propriedade tem uma característica própria. ?Com base nesses novos experimentos os técnicos terão um instrumento a mais para orientar o produtor?, salientou.
O proprietário da área, Lúcio Alves Carvalho, destacou que do primeiro para o segundo Dia de Campo houve uma boa evolução, sobretudo nas variedades. Segundo ele, foram colocadas variedades mais direcionadas para a região. ?Conseguimos ter um padrão ainda melhor nos ensaios que deram resultados mais confiáveis?, explicou, dizendo ainda que: ?O dia de campo foi realizado no melhor momento possível para que os produtores pudessem observar os fatores de produtividade, ciclo e características das variedades. Quem veio aqui hoje vai tirar um proveito muito bom?. Lúcio se colocou à disposição para que o evento seja realizado novamente.
