Uvalter Aparecido Leite, presidente do Sindicato Rural de Caiapônia, juntamente com sua diretoria, promoveu na tarde de ontem, sexta-feira, 18, um grande encontro com líderes de sindicatos da região e onde a presença da senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), foi a grande atração, proferindo uma fala que foi aplaudida pelo público que lotou o recinto da Feira Coberta de Caiapônia.
Além da presidente da CNA, estavam José Mário Schreiner (presidente da Federação da Agricultura do Estado de Goiás – Faeg), deputada federal Flávia Morais, deputado estadual Francisco Júnior, Secretário da Agricultura Antônio Flávio Camilo de Lima, prefeitos da região, presidentes de sindicatos rurais de Iporá, Arenópolis, Piranhas, Bom Jardim, Doverlândia e Palestina de Goiás; centenas de produtores vindos de várias cidades e populares em geral.
O encontro de Caiapônia foi um dos 7 que estão acontecendo em diferentes regiões de Goiás. Na ocasião, Kátia Abreu (presidente da CNA) e José Mário Schreiner (presidente da Faeg) apresentaram aos produtores as ações prioritárias para 2011 em favor do desenvolvimento da atividade rural. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer como está sendo formatada a proposta da nova política agrícola para o país e que será apresentada ao Governo pela CNA. Ao final, os participantes demonstravam satisfação com o encontro de Caiapônia, o qual teve excelente conteúdo de discussão e onde os visitantes foram recebidos com almoço e tiveram lanche no final da tarde, no término do evento.
Sindicato Rural de Caiapônia é ótimo exemplo, disse o presidente da Faeg
O Sindicato Rural de Caiapônia, escolhido para sediar o evento nesta região do Estado, é exemplo de luta da classe produtora. Isso foi dito pelo presidente da Faeg, José Mário Schreiner, que afirmou que o presidente Uvalter Aparecido Leite está de parabéns pelo trabalho a frente desta entidade. A senadora e presidente da Confederação Nacional da Agricultura, Kátia Abreu, também elogiou o presidente do Sindicato Rural de Caiapônia, anunciando que foi feito um vídeo das ações do Sindicato de Caiapônia e que este é mostrado pela CNA em palestras pelo Brasil, dando o exemplo de Caiapônia
No início do evento, Uvalter Aparecido Leite, fez o pronunciamento de abertura, agradecendo a todos pela presença e desejando que cada um tirasse o máximo proveito das palestras. Rômulo da Costa, advogado e produtor rural em Caiapônia, outro lutador pelo Sindicato de Caiapônia e que é do Conselho Fiscal da Faeg, fez um pronunciamento, exortando a todos os produtores para a luta neste ano de 2011, a fim de que haja avanços na política agrícola do país.
Homenagens
Dentro do evento de Caiapônia houve espaço para a entrega de homenagens para Kátia Abreu e José Mário Schreiner. Ambos receberam a Medalha do Mérito Caiapó que é entregue pelo Sindicato Rural de Caiapônia e Título de Cidadania conferido pela Câmara de Vereadores. Estas homenagens foram entregues pelo presidente do Sindicato, Uvalter, e pelo presidente da Câmara, Argemiro Neto, acompanhado pelo vereador José Bernardes.
Ambos os homenageados manifestaram gratidão pela homenagem e disseram do compromisso de lutar ainda mais por Caiapônia. O prefeito da cidade anfitriã, Edsom Rosa Cabral, que também é produtor rural, participou do encontro. Ele recepcionou autoridades no aeroporto, conduziu estas ao local da reunião e fez um pronunciamento, destacando a importância do segmento rural, o qual gera riquezas e empregos. O prefeito fez menção à questões ambientais que, ás vezes, são insensatas, e prejudicam o setor produtivo.
Parque Ecológico do Caiapó não existirá
Quanto à uma possibilidade de transformação de uma grande área da cabeceira do Rio Caiapó em Parque Ecológico, ação que traria prejuízos ao segmento rural, com desapropriação de áreas, autoridades presentes tranquilizaram os produtores. Tanto o Secretário da Agricultura, Antônio Flávio Camilo de Lima, quanto o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, em discursos, disseram categoricamente que isso não irá acontecer. Citaram o aval de Leonardo Vilela, que também é produtor rural e Secretário de Meio Ambiente, como garantia de que essa ideia não irá avante. Essa afirmação arrancou aplausos dos produtores presentes.
Palestras com muito conteúdo
O encontro de Caiapônia teve palestras com muito conteúdo, onde falou-se da necessidade de aumento de produtividade, da necessidade de se incorporar tecnologias às práticas produtivas e sobre a inteligência para administrar custos de produção. Foram palestrantes Arthur Toledo (Consultor do Sistema Faeg/Senar), João Bosco Vasconcelos (pesquisador da Embrapa) e e Rosimeire dos Santos (economista da CNA).
Caiapônia tem uma prática exemplar do Programa Agrinho. Esta foi exaltada no Encontro com homenagens para alunos e professores. O programa Agrinho é ação da Faeg que estimula a preservação ambiental.
Convocação para dia de luta em Brasília
Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura, depois de abordar brilhantemente sobre todo o momento da política agrícola, fez o desfecho de sua fala convocando a todos os produtores para o dia da votação da Lei do Novo Código Florestal que será no final deste mês. Ele pediu que haja a máxima presença possível de produtores em Brasília, neste dia, pois será votada uma lei que diz respeito diretamente aos interesses dos produtores rurais.
