Estes últimos dias foram de articulação de ambientalistas de Iporá em busca de apoio junto a autoridades para que este Município tenha maquinários que possam fazer serviços em solo na bacia do córrego que abastece Iporá.
De olho no orçamento do Estado e da União para 2022, um grupo de ambientalistas da cidade se uniu para oficiar autoridades sobre a inclusão desta meta em verbas de emendas orçamentárias para o ano que vem. Sabe-se que nos próximos dias esgota o prazo em que deputados e senadores definam a forma como darão destinação aos recursos financeiros a que tem direito dentro do Orçamento.
Em uma reunião de trabalho na noite de terça-feira passada, 19, no Salão da Maçonaria, os ambientalistas redigiram ofícios para deputados estaduais e federais e também para dois senadores goianos.
No ofício foi alertado às autoridades de que é de conhecimento a grave situação hídrica que acomete os munícipios goianos nos últimos anos. Em nossa região a situação tem se agravado consideravelmente, notadamente no município de Iporá.
O manancial que abastece a nossa cidade, Ribeirão Santo Antônio, a cada ano tem sua vazão de água reduzida em razão da forma de ocupação do solo da sua bacia ao longo de muitos anos. Suas nascentes sofreram graves intervenções que provocaram assoreamento e consequente morte de várias delas. A vegetação ciliar foi drasticamente afetada em consequência da implantação de pastagens e lavouras. O risco de desabastecimento de água para a cidade de Iporá é real se medidas de recuperação da bacia do manancial não forem implementadas.
Nos ofícios, informou-se a parlamentares sobre projetos de recuperação e manutenção dessa bacia que estão em desenvolvimento. Foi salientado que, entretanto, é necessário serem disponibilizados, para as ações de intervenção na conservação do solo, maquinários específicos, tais como: terraceador, trator, retroescavadeira, pá mecânica, moto niveladora e caminhões.
Com esta argumentação, solicitou-se de parlamentares a disponibilidade de, através de emenda parlamentar, que contemple o município de Iporá com equipamentos para implementar as ações de recuperação da bacia do Ribeirão Santo Antônio.
Foram enviados ofícios aos deputados estaduais (Karlos Cabral, Antônio Gomide, Henrique César, Adriana Accorsi, Charles Bento e Paulo César Martins); aos deputados federais (Rubens Otoni, Adriano do Baldy, Lucas Virgílio, João Campos e Flávia Morais); e aos senadores Vanderlan Cardoso e Luiz Carlos do Carmo.
Dos parlamentares já contactados, João Campos (deputado federal) e Karlos Cabral (deputado estadual) já se mostraram sensíveis para a causa ambiental no município de Iporá.
Voltaremos a este assunto.