Na última sexta-feira (05/11/20210) foi sancionada a Lei de número 1824/2021 que considera a Área de Proteção Ambiental (APA) Morro do Macaco como patrimônio natural de relevância paisagística, cultural, histórica e turística de Iporá.
A lei de autoria da vereadora Viviane Specian – Partido dos Trabalhadores, foi votada nas sessões de outubro e agora já está em vigor.
Constantemente são noticiadas ações de destruição do Cerrado e o Morro do Macaco abriga uma série de espécies que só são encontradas nesse Bioma. Tornar a APA Morro do Macaco como patrimônio permitirá maior proteção e gestão responsável da biodiversidade existente no local.
Palavras da vereadora Viviane Specian sobre a nova lei sancionada:
“Parabenizo o Executivo Municipal de Iporá pela agilidade em sancionar o Projeto de Lei, mas gostaria de deixar registrado aqui que não basta termos a lei sancionada, ela precisa ser aplicada. Temos um local exuberante, ainda rico em biodiversidade e a necessidade de cuidados com o nosso patrimônio se faz presente todos os dias. Um exemplo dessa necessidade foi denunciado aqui, no Oeste Goiano: na semana em que estávamos discutindo e votando o Projeto de Lei, o topo do Morro foi alterado, retirando vegetação e rochas, além de ser registrada presença de lixo deixados no topo do Morro e ao longo da estrada. Fiz a denúncia dessa ação na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMADES) e ainda estou aguardando resposta.”
Fotos de Valdir Specian