De uma reunião da vereadora Viviane Specian (PT) com José Ricardo Caixeta Ramos – Superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social e com Cláudia Abrão Nogueira – Gerente de Infraestrutura Rural da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) surgiu a expectativa de ação ambiental na bacia do córrego Santo Antônio, manancial que abastece a cidade de Iporá.
Foi em 26 de janeiro, quarta-feira passada, que a vereadora participou desta importante reunião e que teve como objetivo tratar sobre possibilidades de parceria em atendimento ao Requerimento n°263/2021 de autoria do Dep. Estadual Antônio Gomide enviada a essa secretaria. A solicitação do deputado é um desdobramento do movimento iniciado por um grupo de ambientalistas e pessoas preocupadas com a situação do manancial que abastece o município de Iporá. Essa iniciativa foi noticiada dia 22 de outubro de 2021 aqui no Oeste Goiano Notícias.
Dentre os encaminhamentos do dia 26/01 a vereadora Viviane Specian se coloca a disposição, para juntamente com o grupo que ela está inserida, fortalecer as parcerias possíveis com as instituições, sociedade civil, Executivo, Legislativo e Judiciário. A SEAPA orientou que seja submetido o projeto de recuperação da Bacia do Ribeirão Santo Antônio, para que seja realizado um trabalho coordenado com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária – EMATER, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD juntamente com Sistema S, Prefeitura para a verificação dos aspectos técnicos para formulação das diretrizes e estratégias das ações de recuperação da bacia juntamente com a Prefeitura, Câmara dos Vereadores, Sindicatos e demais entidades.
Cláudia Abrão já fez um primeiro contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMMADES, onde foi informada que a Semmades e a Saneago estão desenvolvendo um projeto de recuperação de nascentes aqui no município de Iporá.