Pelo menos até 30 de setembro não há previsão de chuva para Goiás. É o que aponta o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás – CIMEHGO, que funciona dentro da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD.
A Sala de Situação de Monitoramento de Riscos e Desastres Naturais cuida de informar previsão do tempo, alertando de que para esses próximos 30 dias ainda não se deve contar com chuvas.
Enquanto isso, o tempo é seco. Para os próximos dias, o avanço de uma massa de ar frio deve amenizar calor em Goiás nesta semana, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Temperaturas mínimas devem cair nas regiões Sudoeste e Centro-Leste do estado.
De acordo com o prognóstico, todas as regiões goianas vão continuar sendo afetadas por uma massa de ar seco durante a semana. Esse ar seco, além de manter o tempo estável e com predomínio de sol, também vai manter a umidade do ar baixa. As temperaturas máximas devem continuar na faixa dos 30°C.
Entretanto, uma massa ar frio de origem polar também vai passar pelo Brasil durante a semana. Sendo assim, a partir de terça-feira (30), alguns municípios de Goiás, especialmente aqueles da região Sudoeste e Centro-Leste, devem ter leve redução do calor.
Goiás também deverá continuar em estado de alerta devido à baixa umidade relativa do ar, conforme a previsão do Cimehgo. As regiões Oeste, Central e Sudoeste de Goiás devem ter média de 15% de umidade. Já a região Sul terá média de 16%. As regiões Norte e Leste mantém uma média de 18% de umidade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível de umidade do ar relativa ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70%.