Está em fase de entendimento entre a Prefeitura e uma empresa da cidade de Guapó para que esta leve o lixo doméstico de Iporá.
Esta mesma empresa já faz este tipo de transporte de lixo de outras cidades circunvizinhas a Iporá. Diante das dificuldades em se manter um aterro sanitário nas condições ambientais exigidas ´por lei, alguns prefeitos estão optando por pagar para se levar o lixo da cidade embora. Esse pagamento com recurso público à empresa contratada é mediante o peso da carga de lixo levado.
A reportagem do Oeste Goiano falou com Guilherme Bueno, que é da Secretaria de Meio Ambiente em Iporá. Ele explica que ainda falta montar uma estrutura para embarque do lixo. Explica ainda que o que será levado é só lixo doméstico e não restos de construções e galhadas.
Ele explica ainda que está sendo feito um entendimento com os catadores de recicláveis de Iporá para que eles possam retirar o que quiser, antes do embarque do lixo. Esses preparativos ainda dependem de algum tempo. Mas o certo é que o lixo irá mesmo ser levado embora, mediante a contratação de uma empresa que lá em Guapó dá ao mesmo a destinação certa, com aterramento.