A Câmara Municipal de Iporá está aprovando nesta semana um projeto de lei que dá liberdade ao empresário da cidade de ele próprio providenciar uma lixeira personalizada para ser instalada em frente ao seu estabelecimento de negócio.
O autor do projeto é o vereador Carlos Eduardo Mendes Alencar, que apresentou na Câmara Municipal de Iporá esse Projeto de Lei de sua autoria, que dispõe sobre a Implantação do Sistema para adoção de Lixeiras e Contêineres a serem instalados em logradouros públicos municipais. O projeto foi aprovado em duas votações e será votado em definitivo nesta quarta-feira, 21.
Segundo o vereador autor, o principal objetivo do projeto é fazer a iniciativa privada fechar parcerias com a Prefeitura Municipal, para confecção e instalação dessas lixeiras ou contêineres em frente sua empresa e mesmo nos logradouros da cidade. O comerciante ou a pessoa física que quiser confeccionar sua própria lixeira, poderá colocar sua logo ou adesivo estampado na mesma e pegará uma licença na Prefeitura para a instalação no logradouro da cidade sem custo adicional.
Afirma o vereador Carlos Eduardo que há uma dificuldade de alguns comerciantes em relação a coleta seletiva de lixo, quando muitas vezes estes são descartados de forma inapropriada nos canteiros da cidade por não haver lixeira no alcance do comércio. Descartes irregulares fazem a poluição do meio ambiente além de deixar a cidade mais suja visualmente. O vereador acredita que esse projeto irá facilitar a vida dos cidadãos para o descarte do lixo e também para os coletores desse resíduo sólido, o que fará a cidade ser mais limpa.