A reportagem do Oeste Goiano entrou em contato com o Laboratório de Climatologia da UEG-Unidade de Iporá, coordenado pelos professores/pesquisadores Dr. Washington Silva Alves e Dr. Valdir Specian, com o intuito de informar a sociedade de Iporá-GO e região sobre o regime de chuvas dos últimos meses.
Os dados de chuva coletados na estação meteorológica do curso de Geografia da UEG-UnU Iporá demonstraram que em 2022 as chuvas iniciaram no mês de outubro. Nesse mês foram registrados 12 dias com chuva e gerou um acumulado de 110,2 mm. O volume de chuva registrado em outubro foi dentro da normalidade, pois ficou pouco acima do limite mínimo (100,5 mm) considerado normal para o referido mês.
Foram registrados eventos de chuva em 18 dias do mês de novembro/22 que totalizaram o acumulado mensal de 109,2 mm de chuva. Esse volume registrado ficou abaixo da normalidade prevista para o mês, tendo em vista que o limite mínimo previsto é de 185,8 mm.
No mês dezembro/22 foi registrado 300,2 mm de chuva, distribuídos em 23 dias do referido mês. As chuvas de dezembro estiveram dentro da normalidade, pois o valor acumulado foi acima do mínimo previsto para o mês que é de 239,1 mm e não superou o limite máximo previsto que é de 349,1 mm.
Nos primeiros 15 dias do mês de janeiro/23 foram registrados 200,6 mm de chuva e conforme as previsões do tempo atmosférico para os próximos dias a tendência é que o volume de chuva permaneça dentro da normalidade, ou até mesmo possa ficar acima da normalidade prevista para o mês. (Figura 1).
Figura 1 – Acumulado mensal de chuva de Set/22 a Jan/23
Fonte: Laboratório de Climatologia da UEG-UnU Iporá
Os cenários previstos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em dezembro de 2022 para os meses de fevereiro e março de 2023 ficarão da seguinte forma:
a) Fevereiro/23: A região do Oeste Goiano, onde está Iporá-GO, tende a ter chuvas abaixo da normalidade com volumes mensais de chuva com 50,0 mm abaixo do mínimo previsto. (Figura 2).
Figura 2 – Anomalias de chuva para o mês de fevereiro/23
Fonte: INMET (2023)
b) Março: O volume de chuva tende a ser acima da normalidade podendo chegar a ter acumulados mensais com 75 mm a 150 mm acima da normalidade prevista para o mês. (Figura 3).
Figura 3 – Anomalias de chuva para o mês de março/23
Fonte: INMET (2023)
O curso de Geografia juntamente com o Laboratório de Climatologia da UEG-UnU Iporá reitera o compromisso que tem com a produção do conhecimento e informa que está sempre à disposição da comunidade de Iporá-GO e da região para contribuir com a formação/informação, tendo como objetivo fomentar o nosso desenvolvimento.