A saúde pública de Iporá planeja teste rápido de Sífilis e HIV para as gestantes dentro da Atenção Básica da Saúde. Este é um dos assuntos do Conselho Municipal de Saúde na reunião de amanhã, segunda-feira, 5, às 18:30 h, na sede da Secretaria Municipal de Saúde.
A implantação do diagnóstico em plataforma rápida para o HIV e para a triagem da sífilis no pré-natal tem como prioridade inicial a garantia de acesso às gestantes e suas parcerias sexuais com previsão da ampliação do acesso a toda a população. Entretanto, somente o acesso ao diagnóstico não é suficiente para garantir a melhoria da qualidade da atenção à gestante portadora do HIV, aids ou da sífilis. Indissociável à testagem é a conformação de uma rede organizada de assistência a partir da definição de atribuições entre os níveis de atenção à saúde no âmbito do SUS, que garanta o acesso das gestantes, das parturientes e dos recém-nascidos à conclusão diagnóstica, controle e manejo da infecção pelo HIV e da sífilis. Esse é assunto para os conselheiros da saúde em Iporá.
A reunião do Conselho de Saúde vai tratar também sobre um plano de ação para a saúde do homem. Além disso, essas reuniões do Conselho abre espaço para informes gerais e discute a saúde pública de Iporá, mostrando deficiências e forma de melhorá-la. O presidente do Conselho de Saúde, Valdeci Lima, está empenhando para que a reunião desta segunda-feira seja mais uma de muita participação de conselheiros e comunidade.