Juntar as forças para combater as drogas, apoiar os que lutam contra o vício e impedir a proliferação desse mal na comunidade dioramense. Esse foi assunto dos que se reuniram na tarde de ontem, 19. Lá estavam representantes de várias instituições com o objetivo de discutir questões locais de interesse de todos, são as seguintes representações: Prefeito, 1ª Dama, Vice-prefeito, Vice-1ª Dama, Poder Legislativo, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Entidades Religiosas, Secretários Municipais, Colégio Estadual Dona Eva, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social, Creche e Pré-Escolar Geraldo Germano da Silva e E.S.F. (Estratégia Saúde da Família).
O CREAS – Girassol (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), coordenado pela Assistente Social Lucimar da Silva, teve a iniciativa de convocar os mesmos devido ao aumento expressivo do uso de DROGAS (Crack) no município.
A reunião foi aberta com a leitura de 1Tessalonicenses 4, 9-12 proferida pela Secretária de Assistência Social (Nábia Cristina), oração do Pai Nosso, seguida da seguinte mensagem: “ Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende.
Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir.” (Cora Coralina)
É preciso levar em consideração que o usuário que é assistido na Assistência Social, é o mesmo que é atendido na Saúde, Conselho Tutelar e assim sucessivamente, então é uma questão de interesses conjuntos.
A reunião foi coordenada pela Assistente Social do CREAS – Girassol, que explanou sobre a necessidade da reconstrução dos usuários de drogas. Todos temos a consciência da gravidade que as drogas chegou aos municípios. Tamanha é essa gravidade que a cada dia se torna mais urgente encontrar medidas efetivas e coletivas para solucioná-las e isso somente se dará com a rápida intervenção de cada representante.
Cada pessoa representada na reunião se diz comprometidas com a causa e que as mesmas já vem trabalhando com a prevenção. É um trabalho “formiguinha”, onde todos devem trabalhar juntos, com discussões para o problema, não julgar o trabalho do outro, mas unir forças, pois o motivo da reunião é achar um denominador comum. O trabalho não pode e não deve estar fragmentado. Assim como o desafio é grande, grande também é a nossa disposição de superá-lo. Para tanto, foi reativado a CID (Comissão Intersetorial de Diorama).