Alertar pela prevenção ao Câncer de Mama! O Oeste Goiano também está nesta campanha que começou no dia primeiro deste mês e só termina no último dia deste Outubro Rosa. Em qualquer tempo é preciso alertar sobre o mal que mata tantas mulheres, mas o Outubro Rosa é de intenso alerta. Mulher, cuide-se!
A campanha foi lançada pela ACCI (Associação de Combate ao Câncer em Iporá), Secretaria de Saúde, Prefeitura de Iporá, e Instituto Avon está contando com a participação das empresas da cidade. Uma delas é o Oeste Goiano! Divulgamos a campanha! Vestimos a camiseta rosa. Usamos o boné rosa.
É a forma de ficar evidente essa mensagem de saúde preventiva. O tom rosa ganhou espaço na cidade. Nenhuma iporaense vai esquecer. O auto exame é importante.
Câncer de Mama
É a causa mais frequente de morte por câncer na mulher, embora existam meios de detecção precoce que apresentam boa eficiência (exame clínico e auto-exame, mamografia e ultrassonografia).
FATORES DE RISCO
• Idade acima de 50 anos
• História própria ou familiar de câncer de mama
• Não ter filhos
• Exposição significativa a raio X
• Primeira menstruação cedo
• Menopausa tardia
• Classe socioeconômica alta
• Primeira gestação após os 30 anos
• Dieta rica em gorduras
• Uso prolongado de anticoncepcional oral (ainda é discutível)
Foram identificados dois genes, chamados BRCA1 e BRCA2 que, quando sofrem mutação, são preditivos de câncer de mama familiar, identificando assim, mulheres com maior risco para desenvolver câncer de mama. A identificação de grupo de risco permite a utilização de medicações preventivas (quimioprevenção), cirurgia (mastectomia) e uma atenção maior para estas mulheres.
Para a prevenção do câncer de mama deve-se combater os fatores de risco com a diminuição da gordura endógena e consequente redução de peso corporal e dieta rica em vitamina A. Evitar o ganho de peso, principalmente após a menopausa. Como orientação geral, toda mulher após os 20 anos deve aprender e fazer mensalmente o auto-exame das mamas. O primeiro exame clínico das mamas deve ser realizado aos 20 anos e repetido a cada três anos até os 40 e, então, anualmente. A primeira mamografia deve ser realizada aos 35 anos, repetida aos 40 anos e a partir daí a cada dois anos até os 50 anos, quando passa a ser realizada anualmente. Com os conhecimentos atuais de oncologia preventiva é possível fazer detecção precoce de câncer de mama, que na maioria das vezes recebe tratamento cirúrgico simples, conservador e exclusivo, sem necessidade de radioterapia ou de quimioterapia, e com grande probabilidade de cura.