Quem se cuida, supera a doença! Neste Outubro Rosa, estamos mostrando exemplos de pessoas que venceram a luta contra o Câncer de Mama. Dilma Costa Cardoso, de 35 anos, mãe de 2 filhos (Thállita e João Victor), é a iporaense que entrevistamos nesta oportunidade. Conheça sua história:
OESTE GOIANO – Como você descobriu que estava com Câncer de Mama? Quanto tempo faz?
Dilma Costa – Descobri a doença há 4 anos e cinco meses no banho fazendo o auto- exame do toque descobri um nódulo ,minha mama começou a ficar inchada, sentia leves agulhadas.
OESTE GOIANO – Qual foi sua reação ao descobrir está doença?
Dilma Costa – Tive muito medo, pois não tinha nenhuma informação sobre a doença eu me desesperei e levei minha família ao desespero, eu achava que estava a beira da morte.
OESTE GOIANO – Iniciou o tratamento de imediato? Como foram os procedimentos médicos?
Dilma Costa – Sim, quando descobri fui encaminhada para Goiânia e comecei o tratamento fiz 6 sessões de quimioterapia, mastectomia radical da mama direita e 28 sessões de radioterapia , meu cabelo caiu totalmente fiquei careca. Fiquei um bom tempo na casa de Apoio de Santo expedito (Assespi) onde recebi total apoio do Padre Silvino, das irmãs e a linda Marcia Diretora da Casa. Tive perdas familiares, mas Deus me recompensou em dobro, hoje faço retornos à Goiânia a cada seis meses para controle e acompanhamento da doença. Mas estou curada graças a Deus me considero uma vitoriosa em cristo, porque foi ele que me deu forças e fé para passar por tudo isso.
OESTE GOIANO – As campanhas educativas estão satisfatórias para a prevenção? Você acha que tem algo a melhorar nesse sentido?
Dilma Costa – Antes não, mas creio que hoje sim, com tantas campanhas. O que tem que melhorar é conseguir um aparelho de ultra –som mais moderno porque os médicos de Goiânia sempre reclamam dos aparelhos de Iporá.
OESTE GOIANO- Qual a mensagem que você deixa para as mulheres que estão passando por este problema?
Dilma Costa –Tenha muita fé busque Deus com todas as forças de sua alma, porque a auto-estima neste momento e muito importante no processo de tratamento, não se desespere pois eu sou a prova viva que Câncer de Mama tem cura. Procure seu médico, faça o auto-exame peça para fazer a mamografia e se for preciso a ultra- som das mamas. E nunca se esqueça Jesus te ama e cuida de você.