Muito se tem falado em sustentabilidade e preservação, mas as ações cada vez mais têm sido menores em todas as esferas. O incentivo à preservação tem dado lugar ao da valorização das propriedades rurais, como a da expansão urbana, por exemplo. Outro fator é o do aumento das fronteiras agrícolas do agronegócio, estudos tem mostrado que temos áreas plantadas ou com pastagens, suficientes paras dobrar a produção sem necessitar de criar novos desmatamentos, apenas utilizando melhor está áreas, através da tecnologia no plantio e no manejo.
Se não conscientizarmos que é necessário preservar o meio ambiente, o clima, por exemplo, será cada vez mais quente, já podemos notar que em media tem tido um acréscimo de 0,5 graus centigrados ao ano.
O trabalho que temos desenvolvido a frente da Associação dos Heveicultores de Iporá – GO e região tem alcançado outras fronteiras alem da cidade de Iporá – GO e atingido outros municípios vizinhos e bem como ate mesmo outros estados como exemplo temos tido consultas de pessoas de Ribeirão Preto – SP e cidade de Piranhas – Palestina de Goiás – Caiapônia – GO entre outras.
Temos muita procura por informações sobre a preservação através do plantio da seringueira, mas quando estudamos as condições da pessoa ela se esbarra na burocrática dos financiamentos ou na própria execução do projeto, como experiência própria nesses 5 anos de trabalho, o mais complexo é a falta de incentivos para a execução de projetos na área ambiental, seja pelos órgãos governamentais (incentivos diretos) ou através dos bancos oficiais através dos financiamentos, tive um caso concreto em que para recuperar um alqueire de APP(Área de preservação permanente) os recursos liberados seriam em torno de R$ 2.400,00 e enquanto pra recuperar um alqueire de pastagem seria de R$ 8.212,00.
A temática não é ser contra a criação de gado ou as lavouras, pois é o que produz as propriedades rurais de nossa cidade e a cidades circunvizinhas, necessitamos de ambos, mas expresso que temos que ter uma igualdade no tratamento, pois não vivemos sem o agronegócio, mas também precisamos do meio ambiente com qualidade.