Venerando Lemes de Jesus, presidente do Conselho Estadual de Saúde, visitou Iporá nesta terça-feira, 10, trazendo orientações sobre a forma correta para atuação daqueles que são conbselheiros da saúde. Ele permaneceu na sala do conselho de Iporá durante todo dia verificando a documentação do mesmo.
Em seguida, foi feita uma reunião com os membros (conselheiros), às 17 horas, para prestar esclarecimentos.
Foram constatadas falhas tanto na composição do conselho como na diretoria existente. A mais acentuada foi à disparidade, (O conselho não é paritário), ou seja, ele deve ser formado por gestores, trabalhadores e usuários divididos de forma prevista em lei, e o atual conselho não obedece a essas normas, inclusive, a Diretoria está composta de forma a contrariar a mesma.
Na atual gestão do conselho foi reduzido o número de entidades de 15 para 11. Foi sugerido à convocação de uma reunião para adequar o conselho, e tratado ainda sobre apreciação dos balancetes quadrimestrais da saúde. O presidente Estadual foi taxativo em afirmar que existem várias formas de verificar as contas da saúde e que a mais simples e prática é o portal da transparência. Havendo qualquer dúvida, a busca deverá ser feita no Controle Interno da Prefeitura, caso queira a verificação de um caso específico, solicita-se o processo do mesmo.
Venerando Lemes de Jesus ainda afirmou que tanto o conselho quanto a gestão municipal precisa ter um relacionamento de respeito, pois o maior beneficiado é a população, e se alguma das partes tomarem posição partidária que dificulte o trabalho as perdas poderão ser irreparáveis para a comunidade.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde continuou no dia de ontem, quarta feira, 11, em Iporá, na regional observando outros detalhes e aguardando outros municípios da Regional Oeste I para também dar orientações.
Prefeitura Municipal de Iporá, a Capital do Oeste de Goiás.