Em um momento como esse, quando a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTU), agora com o ex-vereador Chico Paulo à frente, está discutindo os problemas do trânsito de Iporá e buscando soluções, temos algo a dizer.
Acreditamos que soluções para os problemas do trânsito vão vir com ações corajosas de nossas autoridades. Tanto quanto a acidentes, para que tenhamos menos casos, quanto para termos mais vagas de estacionamento, é preciso que sejam tomadas medidas corajosas.
Sobre acidentes isto se corrige com educação de trânsito e até com punição se for necessário para que os motoristas respeitem a legislação e a sinalização.
Sobre essa dificuldade de vagas para se estacionar no centro da cidade, temos conversado com amigos e com moradores em geral e até com colegas vereadores a respeito de uma ideia que já foi cogitada antes e que, na nossa opinião, poderia ser adotada, mesmo que fosse em caráter experimental.
Temos falado a respeito da adoção de mão única para as ruas do centro, com algumas que serviriam só para subir e outras somente para descer. E junto com essa medida também a adoção de um estacionamento em escamas dos dois lados das ruas, com sinalização do asfalto, o que aumenta em muito as vagas, ao ponto de, na nossa opinião, resolver ou, pelo menos, amenizar essa problema de falta de vagas na área dos bancos, no centro da cidade.
Em avenidas do centro de Iporá, locais especiais para estacionamentos de motos poderiam ser adotados, também com a demarcação no asfalto. São medidas simples e que acreditamos vão ajudar em muito a resolver problemas. Seria bom também que essas medidas sejam adotadas também com orientação de engenheiros de trânsito, pessoas preparadas para isso e que poderiam ser contratadas pela Prefeitura para um estudo aprofundado, antes da tomada de decisões. Propomos que a Câmara de Dirigentes Lojstas (CDL) seja ouvida pois é parte interessada no assunto do trânsito. Principalmente porque nosso centro comercial precisa de mais espaços para estacionamento.
Educação no trânsito e até punição para os motoristas infratores, fluxo de mão única em ruas e estacionamento em escamas são medidas que propomos, pelo menos em caráter experimental. Da forma como está não pode ficar.