O Grand Prix, mais um Leão de Ouro e dois Leões de Prata do grande Festival de Publicidade de Cannes desse ano, saíram para um brasileiro de nome Miguel Bemfica. Um garoto simples que anda de calça jeans, camiseta e tênis, assenta-se no meio fio para esperar carona e tem um sorriso de pessoa tímida, daquelas de quem não se espera muito.
Mas o que tem a ver os prêmios maiores do festival de Cannes com Iporá? Se não explicar, fica parecendo aquelas notícias de telejornais, falando sobre uma chuva mais forte lá na Cochinchina, em que não temos nada a ver com isso e muito menos nos interessa. Mas acho que, nesse caso, tem alguma coisa a ver, sim.
Miguel Bemfica é filho de Luciano Bemfica, que por sua vez é filho de Miguel Máximo Fernades e de Maria Máximo, que moraram em Jaupaci, Israelândia, Iporá, Amorinópolis e por outros lugarejos e fazendas da região. Miguel Máximo era cearense e muito habilidoso, tendo exercido a profissão de dentista ambulante, daqueles que colocavam os equipamentos em lombo de burro e saía atendendo as pessoas nas fazendas da região. O casal não teve filhos, mas criaram várias, dentre eles a Anita, que foi esposa do Zenildo, antigo comprador de diamantes em Iporá; a Dulce, que foi esposa do Zalter, antigo mecânico em Iporá e que era irmão do Zenildo; e o Luciano Bemfica, pai do Miguel Bemfica, o grande premiado desse ano no Festival de Publicidade de Cannes.
Luciano estudou no antigo Pacu, depois em Amorinópolis, Iporá e, no começo dos anos 60, foi morar com um tio que havia ido para Brasília antes mesmo da inauguração da capital. Lá se casou e, no começo dos anos 70, nasceu Miguel, o grande premiado desse ano no festival de Cannes. Miguel foi criado em Recife, para onde seu pai se mudou ainda na década de setenta. Virou publicitário ali, depois foi para São Paulo, tendo trabalhado nas maiores agências brasileiras e recebido os principais prêmios atribuídos aos melhores da profissão. Já faz tempo que bateu asas para mais longe, tendo ido primeiro para Madri, como Diretor de Criação da Delvico, depois foi para a McCann em Milão, em seguida para a mesma agência em Londres, retornando agora a Madri, na empresa MRM/McCann, sendo que todas se enquadram entre as maiores empresas de publicidade do mundo, sempre como Diretor-Geral de Criações.
O mundo está ficando pequeno para Miguel Bemfica, um dos maiores, senão o maior de todos os criadores na arte da propaganda hoje, no mundo, e o grande campeão de Cannes em 2017, cujas origens da família inclui Iporá. Ele também é neto do Dr. Bemfica, agrimensor e topógrafo que fez o planejamento urbanístico da cidade de Iporá e a demarcação de suas ruas.