Nem todas as cidades nascem planejadas e nem todas que nascem planejadas foram totalmente planejadas. O paisagismo urbano é uma preocupação de todo urbanista e sua implantação é outra questão que nem sempre se tem o controle.
Quando falamos de espaço urbano tem relação com a estrutura urbana e a paisagem urbana. Planejamento urbano tem eficiência muito grande com a implantação de árvores adequadas e conforto climático do local.
A implantação da arborização em vias urbana tem suas vantagem e desvantagens. Alguns fatores devem ser observados, tais como: tipo de árvores, espécie, tamanho de copa, tamanho de suas raízes, e frutos que serão produzidos ou não. Outro fator importante e o local de implantação dessas espécies. Nessa situação será observada a estrutura urbana da cidade. Já que algumas cidades não possuem áreas reservadas para a instalação dessas árvores. As calçadas, os canteiros centrais das vias, os afastamentos frontais, áreas de lazer, praças públicas e áreas públicas.
Para um bom planejamento devemos estudar as variantes e combiná-las adequadamente com a cidade onde será implantada.
Paisagismo urbano em Iporá tem suas deficiências e necessidades a serem pensadas. Na área central e setores já consolidados podemos notar várias situações de desconforto da vegetação com local devido ao porte e espécie de árvores colocada em locais inadequados por falta de planejamento e por falta de um olhar atento as estas situações urbanas. Não digo descaso do poder público, pois isso de certa forma é natural dele.
Quero deixar um alerta aqui neste espaço, para a nova gestão e futuras que tem esse olhar atento a esta questão sustentável urbana, pois nas áreas consolidadas fica a desculpa que não pode mexer, tem custos, não tem equipe adequada e treinada para isso. Mas nos novos loteamentos que estão sendo vendidos na periferia da cidade de Iporá, seria interessante o poder publico ser mais rigoroso com os afastamentos, calçadas, canteiros centrais, praças públicas e pensar no futuro do espaço urbano como um todo.