Em plena aflição de todos com relação a H1 N1 é triste ver o quanto o poder público não consegue atender a contento a população para serem rápidos na distribuição da vacinação que previne contra a terrível doença que pode até matar.
Saúde é direito de todos. Assim diz a nossa Constituição. Sim, mas esse direito chega tarde a população e a deixa vulnerável quanto a possibilidade até de uma epidemia. Lamentável que seja assim.
A vacina chegou tarde até mesmo na rede privada de saúde. E na rede pública, quando chegou, ainda passou a um atendimento mediante categorias de pessoas, tal como acontece agora.
Na aflição de surto da doença muitos optaram por pagar mais de cem reais pela imunização. E quem não pode pagar, esse então fica vulnerável. O assunto saúde precisa realmente ser prioridade número um, com a execução orçamentária em índice, conforme previsto em lei.
Isso vale para todos os níveis de governo. Especialmente para a união, através do Ministério da Saúde, que precisa ter uma grande atenção com relação a surgimento de vírus, disseminação destes e ter o orçamento pronto para ação imediata.
Em ano como esse, um 2018 de eleições, é preciso que o eleitor reflita sobre a saúde como prioridade e na avaliação de candidatos que, de fato, sejam comprometidos em mudar uma situação de caos na saúde pública brasileira: agendamentos de atendimentos, filas, falta de médicos, falta de medicamentos, etc… Muita coisa precisa mudar.
Como critico da forma que os governantes vem tratando a saúde pública neste país, as pessoas me perguntam, qual a sua opinião pessoal ? Não querendo ser tão radical as mazelas que vem ocorrendo pelos nossos gestores, eu me recuso a pagar pela vacina na rede privada, as vezes colocando a minha própria vida em risco. Não sou contra quem tem condições financeira em pagar pela vacina, mas acho que, quem paga pela vacinação acaba ajudando o poder público acomodar com suas responsabilidades. Seria uma forma de protestar? Sim seria, mas não venho com esse intuito, e sim em pensar em quem não tem condição em pagar pela vacinação.
Como disse no inicio a saúde é direito de todos. Então vamos juntos lutar pelos os nossos direitos, não é assim o que diz a Constituição Brasileira?
Finalizando quero desejar boa saúde para todos, claro com a vacinação distribuída pela rede pública, lembrando a todos que a vacina não é de graça, é sim adquiridas com recursos de nossos impostos, onde nossa carga tributária é altíssima.