Diante desse quadro, tem-se a preocupação de retratarmos um assunto pouco relevante para alguns na sociedade, os movimentos sociais como são conhecidos, são organizações da sociedade civil, tendo como principal meio de formação o ato coletivo.
Os movimentos sociais são imprescindíveis instrumentos de reivindicações, influência, e transformações na sociedade, são eles responsáveis pelas divergentes reconquistas e cobranças de mudanças e medidas, estando sempre focado na manutenção dos direitos de seus respectivos militantes, o objetivo sempre é alcançar as alterações necessárias. O movimento dos trabalhadores sem terra (MST) e o movimento dos trabalhadores sem teto (MSTS), são respectivos movimentos brasileiros, merecedores de destaque. Os movimentos são contínuos e com aspectos de mudanças sociais.
A luta pelos direitos constitucionais e pela igualdade social, racial, e moral são características peculiares do mesmo. Infelizmente a sociedade em sua grande parte tem forjado o conhecimento, se tornando opositores a essas ações que são engrenagens fortes do cumprimento das leis. Medeiros (2014) “se cita como exemplos de Movimentos Sociais o Movimento Negro e Movimento Indígena. Ambos os movimentos se unem pela força de uma identidade étnica (negra ou índia) e combatem o adversário do colonialismo, racismo e expropriação, tendo como objeto de luta o reconhecimento de sua identidade, suas tradições, seus valores e até mesmo de manutenção de um território que vive sob constante ameaça de invasão, como é o caso das reservas indígenas e das áreas de quilombos”.
Grande parte dessas mobilidades sociais é constituída por pessoas que representam as minorias sociais e por OGNs e sindicatos, unidos pela renovação e pela resistência. Eles exercem um importante papel na democracia representativa que o Brasil vive, pois a democracia não existe sem a cidadania, e serão através dessas manifestações pacíficas e organizadas que poderemos garantir a eficiência de nossas leis. Lembrando que o mesmo não são especificamente manifestações irrefletidas, eles podem ser caracterizados de duas formas, estrutural e conjuntural.
Não sejamos pessoas fáceis de enganar, procure se informar antes de se posicionar, a informação é indispensável para a formação de uma boa ideia. Lutemos enquanto podemos, somente nós sabemos a relevância de nossos direitos, visando, sobretudo, o comprimento da constituição.