Muito se fala sobre as unidades de saúde pública em Iporá. Surgem muitas críticas. E agora posso falar da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com base numa experiência própria. No domingo passado, dia 12 de janeiro, tive que procurar por essa unidade de saúde, com minha mãe, a senhora Divina Alves da Silva, acometida de Acidente Vascular Cerebral (ACV).
A saúde pública é boa ou ruim? Bem, tirem suas conclusões. Passo a relatar o fato. Os funcionários da UPA são pessoas muito amáveis. Não tem como negar. São muito atenciosos. Era um domingo e o médico também estava lá. Até aí, muito bom!
Ocorre que a UPA parece que passa por sérios problemas em seu estrutura interna para atender pacientes. Embora com a agilidade de funcionários e médico, isso não basta. Precisa haver as condições. As camas estavam sem lençol. Disseram que a máquina de lavar tinha estragado dias atrás e até então não tinham consertado. Os funcionários nos pediram que levassem lençóis de casa. Isso é uma vergonha.
Não com minha mãe, mas outro paciente precisou de medicamento de rotina para internados que ali não tinha. Ouvi a funcionária dizer que não tinha um certo medicamento. Isso é que é o mais grave. A saúde pública precisa ter esses medicamentos de rotina para os internados. E eu ouvi que isto é real: falta medicamento.
Minha mãe teve um encaminhamento ágil para Goiânia. Mas cabe uma cobrança ao prefeito e secretário de saúde. Com saúde não se brinca. A saúde pública precisa ter condições para receber bem os pacientes e os tratar dignamente. Isso precisa ser prioridade. Muito mais importante que o asfalto que se tenta fazer nos bairros. Saúde tem a ver com vidas. Senhores vereadores, cobrem mais do prefeito e secretário de saúde. Sabe-se que a saúde tem verba própria, um percentual que por lei é preciso se gastar nesta área. Tem inclusive as verbas que se se recebe de fora para isso. A saúde de Iporá precisa melhorar. Deixo aqui registrado o que senti quanto a saúde pública, com seus pontos positivos (funcionários) e pontos negativos (estrutura interna).