Na edição deste domingo, 5, do jornal O Popular, a cidade de Iporá é citada entre outras aonde o consumo de drogas preocupa. O jornal, em matéria de duas páginas, fala sobre o uso desenfreado do crack, uma droga que tem destruído famílias, causado a morte precoce das pessoas e está presente em cidades do interior.
Além de Iporá o jornal cita Piracanjuba, Ipameri, Rianápolis, Rubiataba, Goianésia, Posse e Ceres. De Iporá, o jornal fala do Desafio Jovem, uma comunidade terapêutica que oferece tratamento aos dependentes químicos da região. André Luiz Alves Correia, diretor do Desafio Jovem, foi entrevistado.
Ele conta que a cidade de Iporá está tomada por usuários de drogas, principalmente de crack.
O Desafio Jovem, em Iporá, localizado ao lado da cidade, margens da rodovia para Ivolândia, tem capacidade para atender 20 dependentes. “A maioria dos que estão procurando é daqui”, pondera, acrescentando que também já recebeu moradores de outros municípios, como Barra do Garças, Caiapônia, Diorama, Doverlândia, Jussara, Fazenda Nova e Piranhas.
Um dos jovens que ele acompanha vende tudo para comprar crack. “O pai dele já o levou para longe, mas não adianta. Ele quebra a janela, pula o muro de casa, rouba”, relata, pontuando que muitas famílias tentam internar os parentes compulsoriamente.
O diretor do Desafio Jovem de Iporá disse para a reportagem de O Popular que vem observando um avanço do número de dependentes químicos desde 2003. “Acredito que isso tem alcançado muitas pessoas, por ser fácil de levar e trazer a droga, que também dá uma sensação muito boa, mas prejudica. Já teve casos de advogados bem sucedidos que vieram se recuperar aqui”, acrescenta ele.